BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Abrigo no Tabernáculo

Lemos no Salmo 61:4: “Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo.”

A primeira coisa que percebemos, reflexo já de outra ocorrência nos Salmos (27:4), é o desejo do salmista em estar constantemente no templo do Senhor, no Seu tabernáculo. Quantas vezes nos sentimos desanimados para ir ao que hoje conhecemos como templo, nossa igreja, seja ela grande ou pequena, de mármore ou de taipa? Contudo, é nestas reuniões que Deus se encontra com Seu povo.

Deveríamos valorizar mais as oportunidades que temos de nos encontrar em nossas casas de culto. Enquanto nossos irmãos na Índia e em outros países asiáticas se reúnem embaixo de árvores, ao ar livre, e, por causa da cultura, são ridicularizados por fazê-lo, nós, que temos, na grande maioria das vezes, bons templos, nos eximimos de participar da adoração pública.

Além disso, temos uma mensagem muito bonita que percebemos pela composição poética deste verso. Ao contrário da poesia ocidental, na qual um dos mecanismos mais admirados é a rima, na poesia hebraica, temos um mecanismo chamado paralelismo. Grande parte dos versos dos salmos e dos provérbios utiliza esse dispositivo: a primeira declaração do verso é paralela à segunda declaração do verso. Em Salmo 61:4, assistir no tabernáculo é paralelo, é equalizado, com o “esconderijo das tuas asas.” Em outras palavras, estar no tabernáculo é estar sob a proteção de Deus.

Isso é muito significativo para nós, adventistas. Davi, aqui, se refere ao tabernáculo erigido por Moisés, que ainda estava em operação em seus dias. Ao cultuar a Deus na tenda da congregação, Davi se sentia seguro. Hoje, nós não olhamos mais para o santuário terrestre erigido por Moisés. Pela fé, nós chegamos ao santo dos santos do santuário celestial. Ao contemplarmos o santuário celeste, temos a segurança sob as asas da graça de Deus. Não tememos o futuro, as investidas satânicas, nossa natureza má e pecaminosa, pois “temos um advogado junto ao Pai” (1Jo 2:1).

E ainda mais. Quando estudamos o tabernáculo, quando o “assistimos”, nós somos defendidos contra os ventos de heresias e firmamos nossa fé no fundamento inabalável da Palavra de Deus. Nós não nos abrigamos num esconderijo vacilante, mas nas Sagradas Escrituras e na segurança da obra de Cristo em nosso favor no Céu. Olhamos para um Advogado vivo, que pode nos cobrir com Suas asas de justiça.

Que neste dia, você possa “assistir no” seu “tabernáculo” e, que assim fazendo, você se sinta abrigado “no esconderijo de” suas “asas”.

Confia, e o milagre se realizará

“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmos 37:5

Não é fácil entregar nossas vidas nas mãos de alguém, não é fácil confiar, ainda mais em um mundo onde vemos filhos e pais se traindo. Entregar a vida nas mãos de Deus também não é fácil, se não conseguimos muitas vezes confiar naqueles que vemos, quanto mais no que não vemos.

Para confiar é preciso conhecer, se eu não conheço uma pessoa será muito difícil confiar nela. Por isso, para conseguirmos entregar-nos completamente e descansar nos braços do Senhor é preciso levar uma vida intima de comunhão com Ele.

Ele é o Deus do impossível, isso significa que Ele torna tudo possível, nada para Ele é tão difícil que não possa fazer ou acontecer. A partir do momento que O conhecemos é impossível não fazer o que o verso de Salmos 37:5 nos diz. Ele abriu o mar vermelho, da rocha fez brotar água limpa, faz de uma estéril mãe de filhos, faz paralíticos andar, o cego pode enxergar e o surdo ouvir.

Vemos todas as maravilhas que Ele operou na Bíblia e então pensamos “eu não vi um morto ressuscitar, não vi o paralítico levantar, nem o mar vermelho se abrir, eu não vi milagres acontecerem” é aí que nos enganamos, o maior milagre não é andar sobre as águas, não é multiplicar alimentos, muitos menos derrotar exércitos e gigantes. O maior milagre é uma vida transformada, o maior milagre que Deus opera é transformar o meu e o seu coração.

Aqueles milagres que aparecem, repercutem e deixam as pessoas de boca aberta não são os milagres que o Senhor quer fazer por nós, Ele quer fazer um milagre em nós, Ele quer nos salvar. Para que Ele tenha êxito precisamos seguir o conselho do salmista. Entrega teu caminho ao Senhor e Ele transformará o teu viver, confia nEle e se o mar não se abrir é porque Ele fará você andar sobre as águas para te salvar.

Como aprender de Deus

Texto Bíblico: Filipenses 4:

10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12 - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Como é bom ler a Bíblia, sempre que lemos encontramos mensagens maravilhosas que muitas vezes passa despercebidas em outra leitura.

Outro dia em um culto no lar promovido pelo
Ministério da Mulher, o pastor nos apresentou este texto de Filipenses, o mais engraçado é que este capitulo é o meu preferido por falar da verdadeira alegria. Quantas vezes eu li este capitulo mas nunca tinha visto esta parte do texto, principalmente a parte final do verso 11 e 12.


Mas o que me intriga neste dois versos, é o fato de Paulo afirmar, aprendi a contentar-me ou em outras versões a alegrar-me. E fico me perguntando: Estou me alegrando em toda e qualquer situação?

Infelizmente, minha resposta é negativa, quantas e quantas vezes me vi reclamamdo de problemas e situações que depois de resolvidas, pude constatar que minha atitude naquele momento foi completamente equivocada.

Pelo texto que lemos, Paulo aprendeu a contentar-se em situações que muitas vezes a gente nem chega a sofrer, como fome por exemplo, podemos ter falta de alguma coisa em nossa alimentação, mas quantos aqui realmente já sentiu fome em todo o sentido da palavra? Acredito que para que ele pudesse escrever sobre isto, ele tenha realmente passado por situações que nem mesmo consigamos compreender.

Mas como aprender a se contentar em meio a adversidade? Como se alegrar quando seu relacionamento familiar está de mal a pior? Como se alegrar quando se tem familia e não se consegue um emprego? Como se alegrar quando seus sonhos de estudos precisam ser adiados?

Realmente é muito dificil se alegrar em meio à tristeza, a vontade que temos é de reclamar de tudo, mas para chegarmos ao do apostolo e podermos dizer como ele que somo alegres com tudo com o que possuimos, precisamos como ele ter um relacionamento muito maior com nosso Deus do que temos hoje.

Quantas vezes a correria do dia a dia nos priva deste privilégio! Quantas vezes não deixamos para depois a nossa comunhão matinal porque não podemos chegar atrasado no trabalho ou na escola, mas quantas vezes chegamos atrasados nos cultos da igreja, Que relacionamento é este que só quer o Venha a nós o Vosso reino?

Muitas vezes, temos deixados de ser abençoados devido à nossa própria negligência, Todas as coisas são mais importante do estar como Maria aos pés de Jesus. Mateus 6: 33 deveria ser mais constante em nosso viver a cada dia.

Realmente, precisamos muito adquirir da experiência de Paulo que aprendeu que para ter um relacionamento perfeito com o Senhor devemos buscá-lo em primeiro lugar logo de manhãzinha e assim poderemos, quem sabe, chegar a dizer como ele...Aprendi a me alegrar com o que tenho e tudo posso naqu’Ele que me fortalace. Fil. 4: 11 e 13.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Crescimento com o olhar de Cristo

O que dizia AQUELE OLHAR MUITO INQUIETANTE

Naquele conhecido episódio em que Jesus pergunta várias vezes “Tu me amas, Pedro?"

Sabemos, lendo a Bíblia em grego, que essas perguntas foram sendo feitas num crescendo de significados qualificativos diferentes. Jesus disse: “Pedro, gostas de mim?”, “Pedro, me amas?", “Pedro, tu me adoras?”, “Pedro, me veneras ?" As respostas sempre foram sim, sim,sim...

E tu, que és meu amigo e pertence a mesma congregação, sentes afeição por mim? Posso ter certeza da tua solidariedade? Podemos viver fraternalmente? Posso contar com o teu amor?
As respostas, geralmente, são as mesmas de Pedro: Sim, Sim...

E, se ao contrário, nós estivermos ocupando o lugar do inquirido e quem pergunta é alguém pelo qual temos uma “pontinha” de antipatia? Ou quem nos provocou algum descontentamento, gerando até um sentimento de ódio?

Somos o nosso caráter; a nossa personalidade, formada nas experiências extraídas dessa aventura que é a vida; somos as circunstâncias do presente. Tudo isso num “mundo” exclusivamente nosso. Assim, além da inexistência de duas pessoas que sejam iguais, vivemos em “mundos” diferentes, estranhos.
Esses os motivos que nos impossibilitam de julgarmos o próximo.

Mesmo se procurarmos ardentemente entender nosso irmão, a tarefa é impossível. No máximo, em alguns instantes, parece que conhecemos ou sabemos um ou outro detalhe. Somente Deus nos conhece por inteiro e na absoluta verdade.

Respondendo ou ouvindo respostas sobre atitudes que qualquer pessoa tomar ou deixou de tomar; criticando; julgando; o galo canta em nossa consciência.

Amor, vigilância, oração e fé: Existem maneiras de evitar que algum irmão venha a nos fitar com aquele olhar que Jesus dirigiu a Pedro.

O que estaria dizendo aquele olhar?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meu Vizinho

Na casa de meu Pai há muitas moradas... João 14:2



A vida em condomínios e apartamentos pode ser calma ou não. Em conjuntos habitacionais isto também é uma realidade. O que é que pode tirar a paz de um morador de um apartamento ou de uma casa de um conjunto habitacional? Se você falou “vizinhos”, você acertou. “Se fulano não morasse aqui o lugar seria uma paz” alguns podem dizer ou já tenham dito. O problema é sempre o vizinho! Os motivos são dos mais variados e sempre tem alguma coisa ruim que leva a essa guerra. Jesus disse que, ao subir ao céu, prepararia lugar para os Seus e voltaria para os buscar. Faça, agora, um exercício: Imagine-se ao lado daquela pessoa que te tira do sério quase sempre.

Imagine agora que Jesus está voltando e ambos estão indo ao céu e, olha só que maravilha, vocês serão vizinhos! Lembra aquelas críticas que você fazia? Pois é, será tudo passado a limpo! Lembra aquela fofoca que fizeram que o seu mais novo vizinho falava mal de você? Isso também será passado a limpo! Vai ser um momento alegre, não é mesmo? Não? É claro que não. Enquanto partirmos de um pressuposto individualista de que ou as pessoas nos agradam ou são nossos inimigos, estaremos em sérios problemas de convívio social. Se você só sabe olhar para alguém em sua comunidade, em sua igreja, em seu bairro ou onde for e enxergar defeitos, você está precisando de um óculos especial: O óculos de Deus. Observando as pessoas com amor e misericórdia nós enxergaremos nelas futuros vizinhos numa eternidade próxima. E isso já deveria ser motivo suficiente para retirar de nossas bocas e mentes qualquer maledicência.

Lembre-se: Você também será vizinho!

Até breve.

Ass.: Da casa ao lado – Nova Terra.


domingo, 1 de agosto de 2010

Milagres que dizem ''EU SOU''

Um ateu, profundo conhecedor da História, zombava de um recém-convertido cristão.
Dizia: “Você agora se diz crente em Jesus, mas eu conheço da história de Jesus mais do que muitos cristãos”.
Continuou: “Responda-me: qual foi o primeiro milagre realizado por Jesus?”. Aquele crente neófito e analfabeto não sabia.
O incrédulo disse: “Ele transformou água em vinho”. Aquele homem agora crente disse: “Eu não sabia que Ele tinha transformado água em vinho, mas eu sei de um outro milagre que fez:
Ele transformou cachaça em mobílias”.
O ateu zombou do homem e disse: “Você é um inculto que não sabe de nada. Esta história não existe na Bíblia”.
O cristão respondeu: “É verdade. Essa história não está na Bíblia. Aconteceu em minha casa. Desde que me tornei crente, nunca mais bebi e Cristo transformou cachaça em mobílias. Na minha casa agora tem tudo: mesas, cadeiras, guarda-roupas, sofá, geladeira, televisão... Antes eu bebia, chegava ao lar bêbado e quebrava tudo. Depois que eu deixei de beber eu não quebrei mais nada em minha casa.
Esse foi um grande milagre realizado por Jesus”. [autor desconhecido]

João, considerado o discípulo amado, pode escrever o que testemunhara de seu Mestre.
Este evangelho é o considerado o ‘ evangelho das 7 declarações e dos 7 milagres de Jesus.
1. Transformação da água em vinho, onde Nosso Senhor se declara: ‘’Eu Sou a Solução’’ solução que falta em nossa vida.

2. Curou o filho do oficial, onde Nosso Senhor Jesus se declara:
‘’Eu Sou o Bom Pastor’’ que cuida de Suas ovelhas, onde quer que elas estão.

3. Curou o paralítico há 38 anos, onde Se declara:
‘’ Eu sou a Porta’’ Só Ele pode ser a porta para entrarmos em uma nova vida.

4. Multiplicou os pães, aqui Nosso Senhor Jesus Cristo Se declara:
‘’Eu sou o Pão da Vida’’ Sabe de todas as nossas necessidades e as supre.

5. Anda sobre o Mar, declarando com toda a autoridade:
‘’Eu Sou o Caminho’’ Olha para Mim e continuará no caminho certo.

6. Cura o cego de nascença e se declara com toda segurança:
‘’ Eu Sou a Luz do mundo’’ Com Ele toda a luz nos será dada.

7. Ressuscita Seu amigo Lázaro e finalmente nosso Senhor Jesus Se declara:
‘’Eu Sou a ressurreição e a Vida - Eu Sou a Vitória’’ Com Jesus somos vitoriosos.

Nosso Senhor Jesus Cristo não nos pede nada mais que relacionamento íntimo com Ele. Não adianta conhecer a Bíblia sem conhecer o Senhor da Bíblia; Não adianta aceitar a guarda do Sábado sem conhecer o Senhor do Sábado; não adianta conhecer a história e profecias se aguardar a Sua volta.

Hoje é o dia de olharmos para dentro de nós e nos perguntar: Eu conheço meu Jesus, tem Ele feito um milagre em mim?

Meus queridos, o Senhor realizou o Maior dos milagres na Cruz e esta a cada dia realizando este milagre na vida daquele que realmente de corpo e alma O buscar como sendo o Senhor de sua vida, o ''EU SOU'' de todo sempre.

Hoje é o dia de sermos justificados em Cristo pela fé que sem Ele não nada somos.
Reconheçamos isso, hoje:
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
E confiamos nisto:
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13