BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ser elite ou ser eleitos?










Sabe aquela história de que nunca lemos tudo o que há pra se ler na Bíblia, e que conforme a situação uma passagem que passávamos batido nos chama a atenção?


Um dia desses eu estava lendo o começo do Livro de Daniel e percebi algo do tipo.

Vejam comigo:

Daniel 1:1-5

No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.

O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.


É interessante notar que os jovens escolhidos por Nabucodonosor eram, pelo ponto de vista humano, perfeitos. Ricos, belos, inteligentes, eles tinham tudo. Nem mesmo a derrota de seu país os atingiu de todo, já que alcançaram graça aos olhos do novo governante e seriam tratados como a elite que sempre foram.

Volta e meia nos sentimos assim. Somos especiais, temos a Verade Presente, somos em certa forma uma elite.

A história não para aí. Dentro dessa elite, a elite de Judá, 4 nomes se destacaram.

Dn 1:6

Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

E eles concordaram entre si não renunciar ao Deus de Abrão, Isaque e Jacó. Eles decidiram não se contaminar com os costumes idólatras da Corte, nem mesmo num simples gesto como o de se alimentar mal para agradar a seu novo rei.

Havia muitos jovens 'perfeitos' trazidos de judá. Príncipes, primogênitos, primícias de seu povo. Mas, dentre toda a elite de Judá, a Bíblia nos chama a atenção para esses 4 companheiros de cativeiro.

Eles poderiam ter sacrificado sua saúde ao comer aquilo que as pessoas da época imaginavam ser fraco ou insuficiente.

Mas sua fidelidade foi honrada pelo Senhor, e ao final do período probatório eles se achavam "dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino" (v. 20).

Foi um testemunho até pequeno. Nao comer de iguarias contaminadas era praxe de todos os que deixaram o Egito. Mas eles foram os únicos a por Deus em primeiro lugar em suas escolhas.

Quatro amigos fiéis E sábios. Milhares de anos atrás, perceberam que não basta ser do Povo Eleito, nem mesmo ser da elite. Nada nos faz melhores que os outros.

Eles perceberam que o importante é ser ELEITO, é ser SALVO, é TESTEMUNHAR do amor de Deus.

Que nosso foco não esteja em nós, em como somos isso ou aquilo.

Que nosso foco esteja em Deus e que nossa vida testifique de Seu amor a cada dia.

Um comentário:

Ruth Alencar disse...

"Que nosso foco esteja em Deus e que nossa vida testifique de Seu amor a cada dia."

É muito profundo isto porque religião não é acessório, é vida.
Gosto do pensamento que diz que Deus não quer que Seus filhos sejam advogados de Sua causa, mas que sejamos testemunhas Suas.

Há uma boa diferença nisto.