BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Deus é Amor. E o Amor, é o quê?


O Autor:







Meditemos no significado de um dos trechos mais importantes da Bíblia, pois nos mostra a própria essência de Deus.

I Cor 13:4-7: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor JAMAIS acaba.

Sofredor. Sofrer é sentir dor, de qualquer tipo ou intensidade. E o Amor se dói pela distância e pela indiferença. Nessa linha, o pecado não seria um mero capricho de Alguém que quer ser obedecido. É uma dolorosa barreira entre Deus e suas amadas criaturas ao se abandonar o Amor a Deus sobre todas as coisas. E, na esfera humana, é uma odiosa separação entre criatura e criatura, quando se deixa de amar ao próximo como a si mesmo.

Benigno. Não deseja ou pratica o mal, apenas o bem. Isso inclui realizações, desenvolvimento, aperfeiçoamento de corpo, mente e espírito. É uma caracterísca que emana doçura, brandura, benevolência, bondade. É, em outras palavras, o aspecto prático do amor, que leva à caridade, à solidariedade e à irmandade.

Sem inveja. Essa característica do amor demonstra que não é um aspecto do ser amado, como beleza ou inteligência, que possui importância: é o ser amado que é importante como um todo. A inveja contamina o falso amor que busca complementação para as próprias insuficiências, enquanto o Amor trata de auto-doação.

Não-leviandade. A insensatez e a irreflexão não fazem parte do Amor. O amor pensa, escolhe, decide conscientemente. Afinal, o Amor tem consciência de sua importância, não é um mero aspecto que toca nossas vidas, mas é algo de importância divina e sabe disso.

Não-soberbo. A importância que o Amor tem não leva ao menosprezo pelo ser amado. O amor é, sempre, uma via de mão dupla, com equilíbrio de posições. O que isso nos diria sobre nossa relação com Deus? Ao lembrar-me que Cristo se tornou um de nós apenas para demonstrar-me amor, minha garganta sente um nó. Não foi uma graça MARAVILHOSA?

Não se porta com indecência. O que é indecente? Diz o dicionário: o que não é próprio, oportuno, adequado; incorreto, inconveniente, impróprio, que fere o pudor, a moral, os bons costumes; obsceno, licencioso, chocante; que abusa da liberdade, que agride as normas e convenções sociais; desregrado, indisciplinado. Em outra palavras, é aquilo que não dá e não exige RESPEITO. O Amor SEMPRE respeita.

Não busca os seus interesses. A preocupação que existe é com o bem recíproco, é com a realização, complementação e felicidade de quem ama e de quem é amado, retornando à ideia de equilíbrio e equivalência entre os amados. Não é o interesse de um que importa, mas o interesse comum. A Lei do Amor parece ser bem mais deleitosa por este prisma, não?

Não se irrita. Novamente o dicionário ajuda. O irritar se refere a tornar mais violento; exacerbar, agravar. Não, para o Amor não há agravação na situação do amado, não se amplia a distância infelizmente criada por atos ou atitudes contrários ao Amor. Pelo contrário, a Benignidade do Amor leva à busca do que se separou, se afastou se perdeu. Louvado seja Deus por isso!

Não suspeita mal. Não existe essa imagem de alguém 'de olho', pronto a ferir ao menor sinal de erro. O Amor pressupõe sempre o Bem, o melhor de cada um. Você pode ser o pior dos marginais, mas aos olhos do Amor será sempre alguém de quem se pode esperar coisas fantásticas. Isso, sim, é ser especial!

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Não é porque o Amor espera sempre o bem que ele tolera a injustiça, que aceita o mal. De jeito algum. O mal é incompatível com o amor, ele destrói o amor, ele separa os que se amam. E é a Verdade que bane a injustiça poderosamente, evidenciando que a alternativa à maldade é o próprio Amor, e que são desejáveis seus frutos!

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. SEMPRE podemos ser amados. NADA pode nos separar definitivamente do verdadeiro Amor. Os braços de Jesus, maior exemplo do Amor com letra maiúscula, SEMPRE estão abertos para nós.

O Amor JAMAIS acaba. O que posso dizer quanto a isso? Aleluia, amém!
Música tema
Conheça mais o autor: Renner

Nenhum comentário: