BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Deus Desconhecido




O autor:

Marcelo




Atos 17:22-23
Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;
Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.

João 17:25-26
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja.

Muitas pessoas dizem que a descrição de quem Deus é vinda do mundo é essencialmente a mesma em todas religiões. Alguns no mundo dizem que nós humanos somos deus, ou até que Deus não é confiável pois é vingativo, egoísta, não é perdoador, mas arbitrário. Será que Deus é assim como a maioria das religiões o descrevem? Ele é egoísta, vingativo? Como não existe uma resposta uniforme, é fácil dizer que o único Deus é desconhecido.

Felizmente, Seu Filho, Jesus Cristo, vivendo aqui na terra, fez Deus conhecido à humanidade. O problema, porém, é que a figura do Pai, na maioria da mente das pessoas não é a mesma que tem de Jesus. Para muitos, Deus é bravo, irado, inatingível, egoísta, exigente e nada como o Filho. As pessoas ao longo da história sempre vem tentando acalmar a Deus na maioria dos rituais religiosos, incluindo os do Cristianismo. As religiões criaram métodos de acalmar sua ira e em sua maioria é através da mudança de comportamento. Oferecem sacrifícios, aumentam o seu número, até sacrifícios humanos. Se auto flagelam, quase morrem de fome, se alienam de qualquer relacionamento com outros humanos, pagam indulgências, penitências, tudo para sentirem-se aceitos, para escaparem da fúria, da ira desse Deus.

Desde os tempos antigos até hoje, porem, o problema da humanidade nunca foi em essência um problema comportamental, mas sempre foi problema relacional. Não sabendo da realidade do coração de Deus para conosco, automaticamente fazemos coisas para que nos direcionemos ao lado bom de Deus. Porem, Sofonias, um dos profetas menores de Israel, descreve que “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” Sofonias 3:17. Na realidade, a palavra “deleitar” no hebreu é LYG. Literalmente denota movimento giratório, deleitar-se, girando; é traduzida como deleitar, regozijar, etc… Será que Deus aqui está descrito como se estivesse dançando sobre nós, cantando em alegria?

Se esse é o caso, então porque a maioria das religiões sentem necessidade em acalmar a Deus, acalmar Sua fúria? Será que é porque Ele apenas tem deleite nos Seus filhos bem comportados? Um pai não deixa de amar o seu adolescente rebelde e não deixa de contá-lo como parte da família, então porque Deus faria isso? Além disso, porque Deus só se deleitaria em mim se estivesse fazendo a coisa certa ou dando-lhe o que Ele quer? Se é assim que Deus é, então realmente não vale nada, pois fazer algo só porque ganha algo em troca é em essência egoísmo.

As boas novas são que Jesus mostrou-nos quem Deus realmente é, como diz o verso na introdução. Deus fez tudo que é possível para restaurar nosso relacionamento com Ele. Ele estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Cor. 5:19). Esse mundo tinha uma idéia horrível dEle através do trabalho do pecado e do anjo caído. Jesus veio para destruir as obras do diabo, e essas obras não são de caráter comportamental, mas lidam com o caráter de Deus e nosso relacionamento com Ele.

Mostrando-nos quem o Pai realmente é, Jesus nos leva a entender o que Ele quer de nós, e em uma simples palavra, isso é: amor. Deus quer que nós amemos a Ele como Ele nos ama. Vamos aprender o verdadeiro caráter do Pai do próprio Jesus Cristo para que aprendamos o que é esse governo de liberdade e amor e como viver em paz, felicidade e harmonia amando, o que diz disso?

O amor é a essência da verdade. O egoísmo é a essência da mentira.

Tenha um ótimo dia.

Conheça mais o autor:Marcelo



Um comentário:

Ruth Alencar disse...

Bom texto Marcelo. Acrescentaria apenas dizendo que quando Cristo abriu Seus braços naquela cruz o fez por toda a humanidade, porém Seu gesto tem um caráter, acima de tudo, pessoal. Exatamente porque Ele é um Deus pessoal.

Deus jamais deveria ser colocado no banco dos réus, afinal estamos na situação que estamos por conta de nossas decisões e escolhas. Ele disse: "Eis que Eu te ofereço o bem e o mal, escolhe, pois o bem para que tenhais vida e vida em abundância." Respeitar o nosso livre arbítrio faz o meu coração desejar segui-Lo, amá-Lo...