Lilian
Gosto muito de ler as histórias dos nossos patriarcas e procuro tirar lições para aplicar em minha vida, outro dia estudando sobre Daniel e seus amigos aprendi coisas, que são pouco mencionadas em nossos cultos.
• Os jovens Hebreus honraram a Deus na prosperidade e na adversidade. ( eles eram fieis e foram levados cativos, perderam a liberdade, tiveram que viver longe da família).
• O rei não os obrigou a renunciarem sua fé, porém esperava alcançar isso gradualmente, levando os diariamente a intima associação com os costumes idolatras e sob influência de sedutores ritos do culto pagão. (assim que satanás faz hoje, ele não pede abertamente que eu saia da igreja, mas que eu faça coisas, que no fim o resultado será morte espiritual).
• Uma parte da comida da mesa do rei era dedicado aos ídolos e participar banquete seria o mesmo que estar oferecendo homenagem aos deuses da babilônia, a lealdade a Deus não os permitia participar, eles também tinham sido educados nos hábitos de estrita temperança e não queria enfraquecer suas faculdades mentais, pois sabiam que deveriam prestar contas a Deus.
• Nenhuma força ou influência poderia afastá-los dos princípios que tinham aprendido no limiar da vida mediante o estudo da palavra de Deus.
• Se quisessem Daniel teria desculpas plausíveis para afastar-se dos estrito hábitos de temperança, ele poderia ter argumentado que dependia do favor do rei, desobedecer ao rei seria colocar a vida em risco sua vida.( hoje nós também temos desculpas, se eu não for trabalhar no sábado vou perder meu trabalho, se não assistir aula na sexta- feira vou perder a bolsa de estudos, entre outras )
• Se transgredisse o mandamento do senhor, ele reteria o favor do rei e asseguraria para si vantagens intelectuais e lisonjeiras perspectivas mundanas,pondo em risco a vida eterna.
• Para Daniel a aprovação de Deus era lhe mais cara que o favor do mais poderoso da terra, mais cara que a própria vida. Ele determinou ser fiel a Deus, sob qualquer circunstâncias.
• Tivessem eles de comprometido com esse erro, cedendo as pressões das circunstâncias e abandonado seus princípios, teriam enfraquecido o senso do direito e sua capacidade de aborrecer o erro. O primeiro passo errado tê-los ia levado a outros de maneira que cortada sua ligação com o céu eles seriam varridos pela tentação.
Resultado da obediência
“O senhor considerou com aprovação a firmeza e abnegação dos jovens hebreus, e sua pureza de motivos; e sua benção os assistiu.Ele lhes deu “ deu o conhecimento e inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonho. “ aos que me honram,honrarei” 1 Sam 2:30.
Eles eram os mais belos e inteligente de todos os jovens que estavam com eles, obtiveram conhecimento mediante o fiel uso das suas faculdade e sob o guia do Espírito Santo,estavam em conexão com a fonte de sabedoria, oraram com fé e viveram suas orações, e tem uma parte que fala algo que mexeu muito comigo “puseram- se onde Deus poderia abençoá-los “.
As vezes minha ou a sua tão sonhada benção ainda não veio, pois talvez eu e você não temos nos colocado no lugar onde permitiria Deus nos abençoar, mas ainda está em tempo de buscarmos a Deus hoje, com a mesma fé que esses jovens e ser tão determinado como eles foram, ao serem fieis a Deus em qualquer circunstâncias.
Que todos tenha um dia de comunhão com nosso pai celestial.
Essa meditação foi na baseada na leitura de do livro Profetas e Reis cap 39 edi. Condensada.
Conheça mais sobre a autora: Lilian
2 comentários:
Para Daniel a aprovação de Deus era lhe mais cara que o favor do mais poderoso da terra, mais cara que a própria vida. Ele determinou ser fiel a Deus, sob qualquer circunstâncias.
Linda msg querida maninha, que o Senhor Nosso Deus te abençoe e te ajude ... e nos ajude a continuar sendo fieis ao Senhor ...
Sob qualquer circunstancias...
Lilian
"As vezes minha ou a sua tão sonhada benção ainda não veio, pois talvez eu e você não temos nos colocado no lugar onde permitiria Deus nos abençoar,(...)"
Que grande verdade irmã. Às vezes também não sabemos pedir, temos pedido por razões erradas e o Senhor por amor nos diz "ainda não".
Às vezes também temos negado a Deus o direito de ser Deus. Quando isto acontece? Quando fazemos Dele o servo e a nós o senhor.
Muito obrigada por suas palavras... elas me trouxeram bons questionamentos pessoais. Que Deus lhe abençoe.
Postar um comentário