BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

sábado, 16 de maio de 2009

QUEM DIZEIS QUE EU SOU? (parte I)



A Autora:

Ruth ...






No tempo de Jesus alguns disseram:


“Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia” (Mateus 21:11)

“E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou Seu povo.” (Lucas 7:16)

“Interrogou Jesus a Seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: uns João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. E DISSE-LHES JESUS: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”
(Mateus 16: 14-15)

Eu creio que Jesus é Deus, assim como creio que a Bíblia é a Sua Palavra. Embora, não tenha visto ainda Sua santa face e saiba que Seu trono está “longe” de mim, simplesmente porque está em outra dimensão. Embora, não tenha tocado as marcas de Suas mãos, simplesmente porque viveu em outra época da História.

Porém, por mais paradoxal que seja, já pude senti-LO e ouvi-LO em situações de medo, angústia e sofrimento. Pude sentir Seu toque em muitas vitórias, mas também em muitas ‘quedas’.

A História do amor de Deus a conheço, sei porque outros dela me falaram. Mas também a experimento, porque a tenho vivenciado em meu dia-a-dia. Ouvi falar e li sobre Sua mensagem de esperança, quando falou de uma sociedade fundamentada na justiça social, na transformação do caráter humano, na verdadeira espiritualidade.

Acredito em Sua mensagem, quando representou a Si mesmo como o Filho de Deus e ao Pai como Misericordioso e Conselheiro. Por isso, me sinto livre. Livre do meu passado e sem medo do presente ou do futuro, porque creio que na cruz Sua morte venceu a morte e a dor. Creio que Sua morte é a resposta a todas as indagações humanas. Creio e aceito Seu sacrifício por mim. Eu digo que Jesus é o Grande Eu Sou.

Eu digo que Jesus é Deus conosco. Seu sacrifício na cruz foi o ápice do Seu imensurável amor. A Sua morte e ressurreição me dão a certeza de um presente de vitórias e de um amanhã de paz e felicidade eterna. Ele é o meu Deus. Meu Conselheiro nos momentos de dúvida e inquietação. Não tenho o direito de duvidar da Sua existência e amor, porque em minha vida Sua presença está escrita e revelada.

Em 1987 tive uma resposta imediata a uma oração suplicando Sua intervenção. Era um domingo pela manhã, eu e minha irmã nos dirigíamos à igreja para uma reunião administrativa. A igreja ficava no centro da cidade e aos domingos o centro tem o seu comércio fechado, não há movimentação de pessoas, o que favorecia muito a ação de marginais. Vivíamos nesta época sob a ameaça constante de ataques de menores infratores, aos quais chamávamos na época de mirins.

Após descermos do ônibus tivemos que caminhar uns dois quarteirões para chegar à igreja. De repente, cerca de 15 mirins, todos cheirando cola de sapateiro, surgiram na esquina. Pararam na calçada do outro lado. O chefe do grupo mandou que ficassem e veio sozinho em nossa direção. Minha irmã quis se desesperar. Olhei para ela e disse: tudo o que ele pedir entregue. Não corra.

Em seguida comecei a orar. Concentrei-me profundamente em pedir ao Senhor que nos protegesse e que nada de mal nos acontecesse ou nos fosse roubado. Vi o vulto do garoto passar entre nós, mas não escutei o que ele falou. Continuamos andando.

Os mirins são extremamente violentos e agressivos. Mas este não o foi e nem deixou que os outros nos fizessem mal. Quando seus companheiros tencionaram atravessar a rua em direção à calçada em que estávamos, ele os impediu através de um sinal de mão.

Quando estávamos já na esquina, ao lado da igreja resolvi olhar para trás. O garoto-chefe estava sozinho parado com os braços cruzados, olhando para nós. O silêncio foi quebrado com a pergunta de minha irmã: “você ouviu o que aquele garoto falou quando passou entre nós?” E ela completou “com vocês ninguém vai mexer!”

O Senhor ouviu nossas preces, não nos fizeram nenhum mal, nem nos roubaram nada. Alguns minutos mais tarde, já na igreja e durante a reunião, vivi outra experiência. Mas esta, guardo só para mim. A única coisa que posso dizer é que vivi a mais dura experiência religiosa da minha vida.

Compreendi que a experiência vivida com os mirins foi uma oportunidade de aprendizado espiritual. Deus estava me preparando para uma situação mais crítica. Então, o que ecoava na minha mente era aquela frase “com vocês ninguém vai mexer”. Foi esta frase que me deu forças a partir daquele dia. Tenho tido muitas experiências reais com Deus e é isto que me permite não duvidar de Sua existência, nem do Seu amor, nem de Sua aprovação.

Com Ele aprendi que mesmo pequena posso ser um gigante, mesmo quando triste chorarei amparada. Quando Lhe busco Ele transforma meu medo em coragem. As dores íntimas de minha alma encontram conforto quando me inclino em Sua presença. Com Ele a solidão se dissipa, as feridas cicatrizam, as lágrimas recebem consolo. Aprendi que não é a minha perfeição que Ele quer, mas o meu amor. Aprendi que sou amada por meu Deus, a menina dos Seus olhos...

Tenho muito ainda que aprender sobre Ele. Às vezes não consigo entender Seu silêncio. Outras vezes, teimo em não aceitar Suas respostas. Estou, porém, consciente que este será um tema para toda uma eternidade.

Nem o tempo, nem o que ou o quanto são importantes. O mais importante é ter a possibilidade de conhecê-LO e ter um relacionamento pessoal com este Deus Amigo e Fiel. Há algo dentro de mim que riqueza nenhuma, conhecimento humano algum poderá jamais satisfazer em sua plenitude. Por isso, aceito a proposta de vida que Deus me fez em Jesus, porque é simples assim. Creio e isto é o que me faz realmente feliz.

Que Deus abençoe você, que inunde seu coração do mais puro amor e da mais profunda paz. Que Ele visite seu lar hoje e lhe dê a certeza de que você Lhe é muito especial.




Conheça mais sobre a autora: Ruth ...

15 comentários:

CesarGabriel disse...

Hehehehe...
Tava na hora de ter um blog mesmo...

Ruthinha, tu me conhece, sabe que eu não creio em deus e na bíblia. Mas mesmo assim respeito o teu direito de crer. E sabe, já senti exatamente esse tipo de coisa. Ter certeza de que sua fé foi provada e sentir uma gratificação muito grande, sabendo que nada pode contra você pois a sua proteção vem do céu. Senti muito isso.
E sei como em certos sentidos isso é muito bom.

Hoje, não creio que nada disso exista, mas SEI que isso te satisfaz e te faz ser uma pessoa feliz.
E saiba que acima de qualquer coisa, te desejo muita felicidade.
Tu é um ser humano de muito caráter, como poucos que já encontrei. E merece tudo de bom.

Abração menina... :D

Ruth Alencar disse...

Ah... César, ter você aqui me diz muita coisa. Gosto de sua amizade, de sua sinceridade. Tenho sentido saudades de seus comentários e questionamentos. Você continua nas minhas orações.

O que você vive é o exercício do livre arbítrio e isto é também um dom Dele. No cárater de Deus esta é a característica que mais amo: Ele é um Deus de liberdade. Não nos criou robóticos.

Eu posso até mesmo crer que Ele é real, mas simplesmente decidir não aceitá-Lo como Deus. Posso até mesmo nem crer NEle. Mas, Ele continuará a ser quem Ele é.

Todos nós temos a nossa hora da verdade e espero que você encontre as respostas que tanto procura.

Na cruz Ele abriu os braços para toda a humanidade, mas esse ato tem um caráter individual porque Ele é um Deus pessoal. A salvação que Ele oferece não é algo que adquirimos, mas é algo que recebemos como uma dádiva e ela está disponível para você também.

Felicidades para você também.

Anônimo disse...

Oi, Ruth!

Finalmente consegui chegar até esse blog, hein? É uma satisfação muito grande para mim poder participar desse espaço com você. Obrigada pelo convite!

Destaco, a seguir, um trecho de sua fala que ressoou em meu coração: " Tenho tido muitas experiências reais com Deus e é isto que me permite não duvidar de Sua existência, nem do Seu amor, nem de Sua aprovação". Acredito, Ruth, que é esse tipo de relação com Deus que faz toda a diferença em nossa vivência cristã.

Eu também tenho experimentado o cuidado de Deus para comigo de um modo maravilhoso, como o próprio Deus é. E agradeço ao Pai por conhecê-Lo não de ouvir falar, mas, sim, pelo toque pessoal d'Ele em mim e pelo sussurrar de Seu Santo Espírito em meu coração. Isso é tremendo!

E é por experimentar tudo isso que me entristece ver homens e mulheres, muitas vezes bem sucedidos e estribados em seu próprio conhecimento, sofrerem terríveis angústias em sua alma e a dor da podridão humana. Meu Deus! Pudera eu mostrar-lhes o descanso que podem encontrar em Seus braços, e eu o faria...

Um abraço carinhoso,
Tatiana Cavalcante
(sua prima do coração!)

Léo disse...

Olá pessoal quero dar rapidamente um testemunho,estava ficando quase louco,vários problemas e quando vc está passando por isso a coisa fica muito complicada,encontrei pessoas verdadeiras,entre elas Ruth,Brí,Cris que estão me dando a maior força e estão orando por mim,tinha por volta de 2 a 3 meses que não ia mais a igreja,mas sábado(17)agora ,conseguí ir adorar o nosso DEUS,uma frase que ficou gravada pra mim ,foi a que a Ruth me disse***Léo na igreja há muitas coisas que saem erradas,mas ainda sim tenho certeza que ela continua sendo a MENINA DOS OLHOS DE DEUS,e isso bateu forte em mim,agora estou retornado,com ajuda de verdadeiros irmãos,obrigadão galera e continue orando por mim.

Ruth Alencar disse...

Tati

nem precisava se identificar... na primeira linha percebi que era vc. Convidei vc porque sei o momento difícil que vc está passando e neste blog há meditações diárias com as quais vc pode se alimentar espiritualmente.

São todas pessoas como vc e eu que no dia a dia buscam através de suas experiências pessoais a vitória final. Compareça todos os dias, afinal todos os dias novas bençãos serão contadas.

Não esqueça que Deus é maior que qualquer problema. Ele a ama muito e está disposto a dar o sentido pleno que a sua vida precisa ter, afinal foi para ser feliz que vc nasceu. Um grande abraço.

Ruth Alencar disse...

Léo

fico muito feliz por sua decisão.

Mas, coloque uma coisa em seu coração e disto não esqueça nunca: o inimigo de Deus torna-se seu inimigo a partir do momento em que vc busca o retorno de sua amizade com Ele.

Satanás vai tentar de todas as formas lhe fazer desistir. Vai fazer provocar situações de decepção e frustração, vai tentar flar para vc q Deus não é de nada. Que sua vida não vale nada.

Quando isto acontecer, dobre seus joelhos e clame ao Pai. Ninguém, ninguém mesmo volta vazio ao buscá-LO. Deus tem um amor profundo, imensurável e incondicional por cada um de nós. Sabe por que? Por que Ele é um Deus pessoal. Ele sabe de cada detalhe de nossas vidas: onde moramos, nossos talentos, fraquezas, forças e necessidades... mesmo aquelas mais íntimas.

Vc sentiu força em nosso apoio? Pois saiba q o maior amor humano é imperfeito diante do amor do Pai. Não deixe ninguém lhe dizer o contrário. Pense naquela idéia de um pacto com Ele. Ele ama fazer alianças com Seus filhos.

Tome tempo para as coisas que possam alimentar sua fé, como a oração e a leitura da Bíblia.

Claro q seu nome está em minhas orações. um grande abraço e compareça todos os dias.

Este espaço tem sido uma benção, pois todos os dias novas linhas do amor do Pai são escritas e mencionadas.

Unknown disse...

Eu posso até mesmo crer que Ele é real, mas simplesmente decidir não aceitá-Lo como Deus. Posso até mesmo nem crer NEle. Mas, Ele continuará a ser quem Ele é.


Ruth,

amei ler tua meditação la na comuna e agora, ao ler as manifestações de nossos irmaos postadas aqui, sinto a unção de Deus em ti, oro ao Senhor para que continue te abençoando e que tu continues a ser um precioso vaso a exalar o suave perfume de Cristo.

Ruth Alencar disse...

Estudos_bíblicos

Foi para isto que nascemos, para adorá-LO. Que o Senhor possa realmente realizar em nós os Seus projetos de amor.

Que o Seu amor encontre em nós morada e que possamos, cada um, ser reflexo desse amor.

A baixa espiritualidade no cristianismo não está em Deus, mas em nós. Deus não pode ser responsabilizado. A nós, cabe a responsabilidade de nos conscientizarmos que já é tempo de pararmos de brincar de ser cristãos através da nossa fraca demonstração de religião.

Esse é o tempo de nos prepararmos não o amanhã. É hj, neste mundo amoral e antiético, que o cristão tem que fazer a diferença. E é isto que o nosso Deus espera de nós, que sejamos um espelho Seu.

Entendo que essa é a nossa luta não é irmão ou irmã? um grande e forte abraço fraternal.

Anônimo disse...

Ruth,
Li com emoção o teu relato...
É este Deus de amor que me guia. Nâo consigo concebê-Lo de uma outra maneira. E apesar da minha pequenez, fé frágil e pouco merecimento, é Ele que me abraça acreditando que posso me tornar um ser humano melhor!
beijos
Valdenia

Ruth Alencar disse...

Valdênia

que alegria ter sua participação aqui menina das letras.

Ele é maravilhoso mesmo. Sem Ele não somos nada. Sei sim que Ele faz parte da sua vida. Tenha sempre a certeza absoluta do Seu amor e de Sua presença em sua vida.

um grande abraço

Ruth Alencar disse...

Valdênia

que alegria ter sua participação aqui menina das letras.

Ele é maravilhoso mesmo. Sem Ele não somos nada. Sei sim que Ele faz parte da sua vida. Tenha sempre a certeza absoluta do Seu amor e de Sua presença em sua vida.

um grande abraço

Unknown disse...

Nossa Ruth, eu sabia que te adicionando e tendo a oportunidade de te conhecer, iria dar certo, qdo eu ficava angustiada vc sempre me vinha a mente(por suas sábias palavras divinamente inspiradas na comunidade) até que tomei coragem...de te pedir para me add,antes tarde do que nunca...rsssss e que relato, e os comentários...tem 1 ano e meio que serão completados dia 21 de Junho, que faço parte dos que acreditam neste Deus maravilhoso, me decepciono comigo mesmo pq minha evolução foi ínfima perto do que significa realmente ser um Cristão, parece que o óleo foi acabando, tá começando a enferrujar e por isso estou em busca de novas motivações...até mais!!! Fique sempre com Deus!!!

Ruth Alencar disse...

Puxa...

Viviane, antes de qualquer coisa me deixe falar do seu sorriso... hehehehe. Quando penso no seu nome é o seu sorriso q me vem a mente.

As coisas têm que acontecer no tempo que precisam acontecer. E esse parece ser o tempo para nossa amizade. Mas, vc bem q podia ter me contactado antes... me fez perder todo esse tempo sem o seu belo sorriso, menina!

No Pequeno Príncipe de Saint –Exupéry é falado sobre a responsabilidade q temos com relação aos amigos q conquistamos.

Vc disse: “qdo eu ficava angustiada vc sempre me vinha a mente...”. Isto é essencialmente forte! Sempre penso q o número real de pessoas q visitam diariamente a comunidade é muito além do q aquele q participa ativamente. Sempre pensei q o q é dito ali ganha outros olhos e fico feliz por ter lhe ajudado de alguma maneira.

Vivi, Deus é realmente maravilhoso. Tenho muitas experiências reais com Ele q não me permitem negar isto. Por isso, falo a vc, com convicção, q Ele é amor e perdão.

Vc disse: “me decepciono comigo mesmo pq minha evolução foi ínfima perto do que significa realmente ser um Cristão, parece que o óleo foi acabando, tá começando a enferrujar e por isso estou em busca de novas motivações...”
Deixe-me falar algo para vc: Nenhum esforço humano produz salvação. Nenhum.

O q nos garante é a graça do amor de Deus. O preço da sua salvação já foi pago, Jesus morreu por vc. O q vc precisa fazer? Aceitar o Seu sacrifício e crer no Seu perdão e aceitação. Só isso. O mais será obra Dele. Agora, vc precisa viver em conseqüência dessa sua crença. Precisa agradar ao seu Senhor e Salvador. E como é isto na prática?

Relacione-se com Ele em todos os níveis da sua vida. Não O exclua de nada. Afinal, Ele tem q ter a soberania em sua vida. Isto não significa q vc deverá anular-se. Não, de forma alguma! Sabe por que? Deus quer q vc seja livre.

Livre nas suas escolhas. Livre no seu pensar. Livre no seu amor por Ele. Isto significa q vc não terá uma religião, vc será cristã. Por isso Ele disse “conhecereis a Verdade e ela vos libertará. Crie o hábito de consultá-LO antes de tomar uma decisão, antes de sair de casa, nas horas da madrugada. No trabalho. Convide-O realmente a fazer parte da sua vida.

Converse com Ele como quem conversa com um amigo q está ali ao seu lado... não no céu, ou em outra dimensão. Não se preocupe com palavras bonitas... Ele consegue escutar os corações. Não se preocupe se vc fraquejar, se vc crer, Ele vai estar ao seu lado para lhe ajudar a recomeçar. O óleo está acabando? Ajoelhe-se e peça mais, abra a Sua Palavra com a humildade dos q querem aprender. Tome tempo para louvá-LO.

O inimigo de Deus não vai querer q vc firme sua amizade com Deus, então vai fazer tudo o q for preciso fazer para lhe atrair para a sua fileira e mantê-la longe desse relacionamento pessoal com Deus.

Satanás conhece vc tb, sabe suas fraquezas e se para conseguir seus intentos ele tiver q colocá-la em um trono colocará, mas se preciso for, empurrará vc ladeira à baixo. Isto pq para ele pouco importa o q nos faz cair. O q ele quer é nos impedir de um relacionamento pessoal com Deus. Ele não quer q a gente se interesse pela salvação pela fé. Sabe por que? Porque é aqui q ele é derrotado.

Por isso, estar aos pés de Cristo faz grande diferença. Deus sabe nossos limites e possibilidades. Ele jamais vai pedir de nós a Sua perfeição, Ele vai pedir a nossa perfeição, o nosso amor. Seremos quem somos até o dia da transformação eterna. Cairemos e nos levantaremos. Cairemos de novo e nos reergueremos...

O perdão de Deus não tem limites. Só não podemos brincar com ele ou com a Sua graça. O q peço a Deus é q lhe ajude nessas suas “novas motivações”. Que Ele seja essa motivação.

Um grande abraço

Ana Cristina disse...

Rutinha, obrigada por me convidar a participar deste blogg...
Só pude vê-lo hj pq seu convite tinha ido pro spam...
Aproveitando a oportunidade, peço a todos que orem por meu sogro que estará fazendo uma cirurgia amanhã para amputar o pé. Ele é diabético.
Orem para que ele mantenha viva a fé.

Ruth Alencar disse...

Cristina

inscreverei o nome dele no meu caderninho de orações. Que Deus esteja com vcs neste momento difícil. Fique em paz e descanse no Senhor que é médico de homens e de almas. Bjs