BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

sábado, 9 de maio de 2009

Olhar de Jesus


O Autor:

Malton






João 13:1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

Não havia sido arranjado um servo para lavar os pés dos convidados. Jesus se levantou, e humilhantemente lavou os pés dos seus doze discípulos.

Mais tarde, repartiu o pão e o suco da uva para todos. Mas algo perturbava Jesus. Nós vamos seguir o relato de João capítulo 13, versículo 21. Quero que todos leiam o seguinte verso.

João 13:21 Ditas estas coisas, angustiou-se Jesus em espírito e afirmou: Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.

O verso 1 diz que amou-os até o fim. Jesus ainda tinha esperança de mudar o coração de Judas. O Espírito Santo agia, lutava, mexia no coração de Judas, para que ele desistisse de sua intenção de trair o mestre. Jesus tinha lavado os pés de Judas. Jesus tinha entregue o pão para ele, tinha lhe dado do vinho. Tinha-o tratado da mesma forma que os outros até ali, mas agora Sua atenção se volta especificamente para Judas.

Os discípulos, ao ouvirem a declaração de Jesus, de que um deles o trairia, entreolham-se e começam a se perguntar quem seria. E João pergunta: “quem é, Senhor?”

Jesus responde que é aquele a quem Ele daria um pedaço de pão molhado. O pão é o símbolo da carne de Jesus, o vinho é o símbolo de Seu sangue. Quando Jesus entrega o pão umedecido no suco da vide, entrega nas mãos do traidor Seu sangue e Sua carne. E o mais importante, neste momento o olhar de Jesus e de Judas se encontram. Jesus oferece a Judas a vida, a vida em abundância, a vida plena que só pode ser encontrada no sangue de Jesus. Jesus olha nos olhos de Judas, com um olhar de amor, de misericórdia, de convite. Mas o olhar de Jesus exige decisão. Jesus entrega nas mãos de Judas a salvação, e como diz o verso 1, amou-o até o fim. Judas não sabia que aquela era sua última chance. E qual foi a reação de Judas?

Assim que Judas desviou o olhar de Jesus, e rejeitou Seu convite. Diz o verso 27.

João 13:27 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás.

Verso 30.

João 13:30 Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite.

É noite para aqueles que rejeitam Jesus. É noite para aqueles que não aceitam Seu chamado, Sua salvação. Judas nunca mais viu a luz do dia.

Mais a frente, vamos passar para outro momento. Jesus ora no Getsêmani. Jesus derrama Sua alma perante Deus, e pede que, se possível, o Pai passe dEle esse cálice.

Lucas 22:44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]

Atentem para a frase que diz que o sangue caía sobre a terra. Naquele local, naquele momento, Jesus sua sangue, e derrama Seu precioso sangue sobre a rocha, sobre a terra, no local de Sua angústia final. Enquanto Jesus orava, Pedro dormia.

Alguns momentos depois, Jesus foi preso, e levado perante Anás. João era conhecido do sumo-sacerdote, por isso teve acesso ao pátio da casa de Anás. João viu Pedro do lado de fora, e pediu para que ele tivesse acesso ao interior da casa. Ali Pedro observa Jesus de longe.

Por três vezes Pedro é interrogado se conhecia Jesus, e por três vezes nega que tenha conhecido a Cristo. Na primeira vez Pedro somente nega, na segunda jura que não conhece a Jesus, na terceira profere palavrões, xingamentos, palavras sujas e de baixo calão, para provar que não era seguidor de Cristo.

Lucas 22:61 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.

Lucas 22:62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

Pedro chegara ao seu ponto mais baixo. Por três vezes negara o seu Mestre. E na terceira ainda acrescentara a esta traição o peso de palavrões. Mas o detalhe é que o galo canta, e os olhos de Pedro se encontram com o do Salvador. Ellen White conta esta cena. Ela diz que de todos os golpes, de todos os sofrimentos que o Mestre passou, o que calou mais fundo na alma de Jesus foi o de Pedro. A traição de seu amigo Pedro, num momento em que Jesus mais precisava de apoio, de ajuda, de suporte. Mas mesmo assim o olhar de Jesus não era de condenação, de ódio; mas um olhar de amor, de afeição. Amou-os até o fim. Jesus deu a Pedro o mesmo olhar que dera a Judas algumas horas antes. A pena inspirada conta que o que quebrou o momento deste olhar foi um golpe que Jesus foi vítima. Jesus recebe mais um soco, e isso foi demais para Pedro.

Pedro sai do pátio em desespero, chorando amargamente. Perdido pelas ruas de Jerusalém, acredito que pelo Espírito Santo Pedro é guiado para fora de Jerusalém. Pedro vai ao Getsêmani, e Ellen White diz que ele se ajoelha no mesmo lugar em que Jesus tinha orado ao Pai. Ali, Pedro derrama sua alma em oração. Ali, Pedro reconhece sua pequenez, sua fraqueza, seus problemas.

Mas o mais importante é nos lembrarmos do que disse o verso 44 do capítulo 22. O que diz sobre Jesus?

Lucas 22:44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]

Pedro se ajoelhou sobre o sangue de Jesus. Ali, naquele lugar onde Cristo tinha suado sangue, Pedro busca perdão, busca salvação, busca ser uma nova criatura, busca purificação. Queridos, não existe nova vida senão no sangue de Jesus. Não existe perdão, não existe vida, não existe esperança, senão no sangue de Jesus.

Não existe perdão, não existe vida, não existe esperança, senão no sangue de Jesus.

Ali, ajoelhado sozinho, sentindo-se pequeno, só, sentindo-se um terrível pecador, ali na escuridão daquela madrugada fria, Pedro entrou em contato com a fonte da vida, o sangue de Jesus. Pedro encontrou aquilo que ele mais precisava, a justificação, a purificação, a renovação, a esperança, o novo nascimento, uma nova vida.

Se Pedro foi um grande líder, podemos dizer que foi ali, ajoelhado sobre o sangue de Jesus, que nasceu um novo Pedro. Nasceu o apóstolo Pedro, o vitorioso Pedro. Ali, eu consigo ver Pedro orando até o raiar de um novo dia. Para Pedro, a luz da manhã de uma nova vida nasceu.

Para Pedro e para Judas, Jesus deu o mesmo olhar, deu a mesma oportunidade de Salvação. Mas só Pedro aceitou o chamado de Jesus. Enquanto para Judas nunca mais o sol nasceu, para Pedro o sol da justiça brilhou com toda a sua intensidade.



Conheça o mais sobre o autor: Malton

Nenhum comentário: