BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Não é bom que o homem esteja só










E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Genesis 2: 18


Quero analisar aqui outro aspecto deste verso que sempre é usado para falar de casamento, até concordo que a mensagem central do verso seja esta, mas gostaria de ater no contexto do verso ao comentar a palavra só (me desculpem se não tiver contexto aqui).

Muitas vezes tenho acompanhado aqui na comunidade tópicos em que os autores reclamam de solidão, de estarem sozinhos, que me fez pensar: Será que os especialistas e cientistas estão corretos em afirmar que este será o Século da Solidão?Infelizmente, tive que concordar, pois o homem moderno apesar do progresso, da globalização, o homem está se tornado um ser só em meio à multidão.

Às vezes penso que as invenções do mundo moderno muitas vezes são mal usadas fazendo com que cada vez mais a sensação de solidão aumente. Muitas vezes nos tornamos tão dependentes de um simples celular que ficamos a imaginar como seria a vida antes de sua invenção. Eu por exemplo, sou prova viva do que acabo de falar.

Lembro-me de quando meu irmão chegou lá em casa com o primeiro computador no ano de 1996, como fiquei fascinada quando entrei pela primeira vez na rede mundial, devo confessar que por uns 5 anos fui uma viciada em internet, não conseguia ver minha vida sem um computador e sem acessar a rede. Graças a Deus hoje, já consigo usar a internet com moderação, mas foi com muita luta e oração, pois na época cheguei a me afastar de todos, amigos, família tudo para ficar conectada, muitas vezes navegando em lugares não recomendado a um cristão (e ao usar a palavra cristão, quero enfatizar o significado da palavra no grego: seguidor de Cristo).

Como já foi dito, especialistas tem anunciado que o Séc. XXI será o século da solidão e por contrapartida da Depressão.

Talvez o fato do homem ter se isolado seja reflexo da violência que impera no mundo em que vivemos. Mas independente da violência ou de outra coisa, o ser humano não foi criado para ser solitário. Somos criaturas sociais, necessitamos de aconchego, carinho e sobretudo amor (seja ele erótico, fraternal ou filial). Aprendi com este verso que ao conviver com o outro eu me torno um ser melhor, e que por mais que o mundo e as modernidades queiram nos condicionar a viver solitários em meio à multidão, não era este o propósito divino ao criar o primeiro casal.

Há um poema que retrata exatamente o que acabo de dizer, que a leitura deste possa ajudá-lo a perceber que por mais que você às vezes possa “amar” a solidão, você não foi criado para viver isolado, mas sim para conviver em harmonia com todos ao seu redor.

Poema Social [adaptado]

Ninguem vive só...Mesmo as estrelas do céu cantam juntas. Mesmao as águas do mar espraiam em conjunto. Mesmo as lágrimas rolam duas a duas, não raro acompanhadas de um sorriso.

Ninguém vive só... Mesmo as pedras procuram o caminho, porque o caminho não é deserto, mas transitado pelos homens.

Ningúem vive só... Mesmo as flores procuram o jardim, porque os jardins são visitados. Mesmo o perfume procura as flores, porque a flor perfumada exerce maior atração.

Ninguem vive só... E nessa grande harmonia de conjuntos, nesta constante busca do "outro", neste irresistível poema de sociabilidade, nós nos situamos também como gente.

Ninguém vive só... Situar-se como gente é abandonar a ideia do "EU", a atitude do egoísmo para aderir ao "NÒS", abertos confiantes,, construtivos, comunitários, SOCIAIS.

Amigo, viver sozinho, isolado é vegetar na tristeza, é comprar frustrações. Somos seres sociais. Somos feitos para-o-outro. O egoísmo sufoca, o medo atrofia e a solidão inferniza. Só o Amor engrandece e salva.

Amar exige, amar crucifica. Mas o preço do egoísmo é mais alto ainda e seu gosto é bem mais amargo.

No dia em que o homem já não tiver medo de amar, nas dimensões do Evangelho, estaremos vivendo o mundo melhor, pelo qual a humanidade inteira anseia, desde que o homem é homem.


Que neste novo dia, você possa refletir e escolher não mais ser um ser só em meio à multidão neste mundo globalizado, mas se porventura você ainda assim se sentir, lembre-se:

...; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20

Nenhum comentário: