BEM VINDO

Sejam bem vindos ao Blog Meditação Diária - Comunidade Orkut Adventistas do 7° Dia. Somos pessoas anônimas, membros da Comunidade Orkut que você pode acessar clicando AQUI. Diariamente, estaremos postando na forma de meditação, um pouco de nossas experiências e impressões quanto ao cristianismo, divulgando, assim, o nome de Jesus na web. Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Triste Realidade



E qualquer que escandalizar um {destes} pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma grande pedra de moinho e que fosse lançado no mar
. Marcos 9:42

Muitos são os mimos e frases atrativas:

- Querido(a) você é tão lindo, meiga, gentil...
Vc gostaria de ganhar algo especial, quem sabe uma bicicleta, uma boneca...?

O Senhor nos ensinou que para ganhar o Reino dos céus deveríamos ser como crianças. Inocentes e capazes que crer nas promessas de Deus e amá-Lo de todo coração.

Como em tudo o inimigo das almas toma posse, com as crianças não faz diferente, aproveita dessas mentes sãs e incute aquilo que aparentemente é coisa boa transformando-as em pessoas traumatizadas e revoltadas pelo resto dos seus dias.
Usa-se até o nome de Deus para alcançar seu intento.
- ''O Senhor nos ensina o amor e devemos amar as pessoas ser gratas por elas e quem ama faz carinho e ...
E se encontra resistência usa de frases tipo:- se não aceitar a fazer isso você pode morrer ou levar alguém a isso e já pensou vc sendo culpado da morte de alguém querido?

Quantas e quantas frases e meios são usadas para enganar pequeninos de Deus, os impedindo de continuarem crendo no Senhor criador e mantenedor da vida.
Quantas pessoas usam do seu poder e ao contrario de proteger, judiam deles.

Um dia desses apareceu um vídeo, onde um adulto incentivava crianças à dança sensual, pequeninos ainda apareciam fazendo gestos obcenos, escandalizando-os de forma branda e alegre. Quantas dessas estão sendo levados a iniciarem uma vida promiscua, ainda na meninice? Quantas delas não se prostituirão ainda crianças?

O Senhor é justo e fiel em todas as Suas promessas.
Escancará a vida dessas pessoas ainda aqui na Terra, fazendo com que tudo que fizeram em segredo venham a tona.

2 Samuel 12:12 diz: "Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol."

O dia do juízo virá... e a sentença será declarada!

É nosso dever amar e proteger as nossas crianças!

Amemos as nossas crianças e as deixemos crescer para serem bênçãos ao Senhor e aqueles que as rodeiam. Não deixemos que nenhum tipo de escândalo, as impeças de assim serem.
Orientemos como se protegerem desses "mau caráter".
Ajudemos estes a olhar para o céu com esperança num futuro bem próximo.

E lembremos disso:

Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus (Mateus 19:14).

PARA MEDITAR



quarta-feira, 28 de abril de 2010

Solidários na dor




Solidariedade é nexo moral que vincula o individuo a vida, aos interesses e às responsabilidades de um grupo social, uma nação ou a própria humanidade. Lembro, mesmo achando desnecessário, mas para que fique bem claro: Jesus é o criador da humanidade! Por amor e fé entregamo-nos aos desígnios e aos planos de Deus, incondicionalmente.

Os sofrimentos de toda ordem fazem parte da existência. Mesmo inevitáveis não devem ser aceitos na forma de masoquismo, ingênua ou inconseqüentemente. Algumas pessoas desejam oferecer suas dores físicas, morais e espirituais a Jesus, em reconhecimento e agradecimento.


As pessoas agradecem por Ele permitir que compartilhem, solidariamente, nos sofrimentos de sua paixão por nós.
Sendo associadas a Jesus nos propósitos da evangelização; no amor a Deus e ao próximo, gostariam de estar junto – solidariamente – quando Ele sofreu todas as dores: Espiritual, assumindo os pecados do mundo; Moral, pelas ofensas, desrespeito e ignorância da humanidade ali representada; Física, pelas agressões, torturas e feridas.

Socorrendo-me na obra da Ellen White, reconheço que todos os que seguem fielmente a Jesus, provarão a coroa dos sacrifícios e jamais poderão ser compreendidos pelos egoístas. Serão alvos de ferozes assaltos de satanás, justamente o primeiro e maior egoísta desde antes da criação da Terra.

Crucifique seu egoísmo, oferecendo-se para realizar algo semelhante ao que Simão, foi obrigado a fazer (Mateus, 27:3).

Baseado em: Gálatas,2:19; 1 Pedro,4:12 e 13 / 2:4; 2 Coríntios,3:18 / 5:15; Romanos,6:3 a 5 / 8:17 / 12:1 e O Desejado de Todas as Nações, Ellen White.

Os nomes de Deus




Eu gostaria que vcs apartir de agora, adorassem com um grande entendimento.
Quero que entendam o que Yahweh significa para nós, aqui neste tópico... (tema que tenho estudado muito ultimamente).
Existem pelo menos duzentos e setenta nomes para Deus na Bíblia, nem todos sabemos decorar rsrs...
Ele é glorioso, Tão Grandioso, que cada um desses nomes, revela um lado de Sua vida e de Seu caráter.
Um nome comum usado que já ouvimos é El ou Elohim.
Nós vemos isto em El Shaddai, “Deus Todo Poderoso”.
Nós vemos isto em Bet-“el”, a “casa de Deus”.
Nós vemos isto em Emanu-“el”, “Deus conosco”.
Mas YAHWEH é diferente, Yahweh é muito mais pessoal. É frequentemente traduzido como “Senhor” ou “O Senhor”. E é usado quando Deus criou a humanidade. É usado quando Abraão subiu o Monte Moriá, o lugar onde eventualmente o templo foi construído e a área onde nosso Senhor Jesus Cristo morreu.
Foi usado enquanto ele subia o monte para adorar a Deus, na primeira vez é mencionada.
E Deus provê um sacrifício e se revela como Yahweh.

Regularmente pensamos nesta palavra como sendo Jeová. Este é o nome em Latim para Yahweh.
A encontramos em palavras como Aleluia- Hallalu”jah”, que significa celebrar a Deus nosso Senhor.
Mas a revelação chega ao seu ápice em Êxodo capítulo três, quando Deus se revela ao Seu povo.
E Ele diz “Eu Sou O Que Sou”.
Ele é o Ser eterno, autoexistente.
“Eu Serei O Que Eu Serei”
Ele estava declarando Sua e Sua realidade ao Seu povo.
Ele diz em Êxodo Capítulo 6, “Até este momento você não entendeu completamente.
Eu me revelei a Abraão, a Isaque e a jacó como O Deus Todo Poderoso, El Shaddai.
Mas agora Eu estou me revelando a você, como Seu Deus que mantém a aliança.
Um Deus que é o que você precisa que Ele seja na situação de sua vida.”
E pelas escrituras, este nome Jeová, Yahweh é revelado.
Ele é Jeová Tsidkenu, O Senhor é nossa Justiça.
Ele é Jeová Mekadesh, O Senhor que nos Santifica.
Jeová Shalom, O Senhor nossa Paz.
Jeová Raá, o Senhor nosso Pastor.

Jeová Shamah, o Senhor que está Presente.
Ele é o Nosso Deus que mantém a aliança!
O Senhor de Seu povo
Ele é Jeová Jiré, o Senhor nosso Provedor.
E então Jesus Cristo vem a terra.
O nome Jesus significa “Salvador”.
O nome Cristo significa “O que é Ungido”.
Ele foi o Messias por quem o mundo esperou, mas Ele não era somente Jesus Cristo. Ele era o Senhor Jesus Cristo. E em João capítulo oito. Quando eles O perguntaram de onde Ele havia vindo. Ele disse isto, “ Antes de Abraão, EU SOU”.
Ele estava declarando a eles Ele era O Deus Jeová.
Por isso eles pegaram pedras para matá-LO, porque Ele estava proclamando que Ele era o Deus que mantém a aliança de Seu povo. E hoje, Ele é o Senhor que te cura.
Ele é Jeová Rafá. Ele é o Senhor que está aqui.

Ele é o Senhor teu provedor. E eu quero que vocês se levantem suas mãos ao céu porque Ele é Yahweh, Ele está aqui. Ele é o Senhor Jesus Cristo e Ele quer se revelar a você como teu Senhor, como teu campeão. Como teu Pastor.
Vamos levantar nossas vozes e nossas mãos e adorá-LO.
Está na hora de Adorá-lo em Espírito e em Verdade, pois são pessoas com estas características que Yahweh procura!!
Deus é poderoso pra salvar-nos.

Razão de Vida




Por que estou aqui? Qual a razão de existir? Há um significado para ações que atribuiria mote para uma vida perdida e perplexa?

Somos seres racionais e emocionais.
Vivemos um constante conflito entre a razão e impulsos. E entre tal conflito está a inerente necessidade de justificar a própria existência. A humanidade busca respostas desde que homem inseriu no mundo o pecado por sua própria queda. Desde então, o homem perdeu a ligação direta e única, frente a frente com o Criador. É como estar num mundo sem espelhos, sem reflexo, onde não se sabe como é o próprio rosto.

Vazios do real sentido, incontáveis razões são procuradas. Há aqueles que buscam realizações profissionais. Outros buscam mudar o mundo. Alguns, encontrar suas origens. Há aqueles que querem imergir em diferentes e milenares culturas. Sem falar naqueles que buscam a intensidade, para degustar o sabor mais forte e impetuoso das experiências, como forma de legitimar uma existência monótona e desesperadora.


Mal sabem os homens que sua vida nada mais é que um mero sopro perdido, tão fugaz que determinar o sentido da existência por suas próprias ações não passa do maior desperdício do curto espaço de tempo que lhe foi atribuído.


“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.”
Tiago 4:14-16

Toda essa ênfase em buscar razões a si nada mais que o oposto de nossa existência. Cada vez que voltamos mais a nossa fronte para nosso umbigo nos afastamos do que realmente pode tornar nossa existência mais que um mero vapor d´água.


Nosso instinto pecaminoso nos leva a desejar compulsivamente a realização de ações diversas, como meio de elevar o nosso rosto, a nossa fronte sobre os demais em nossa vida, sociedade, e principalmente justificar a nós mesmos a nossa pequenez, com o entorpecimento de uma crença de grandeza entre os homens.


O maior entre os homens, com a maior de suas realizações é menor que o mais ínfimo e simples filho de Deus. “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10


“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” Tiago 4:17

Os homens têm capacidade de fazer o melhor, mas quando suas ações são fazias de amor, são revestidas da aparência social de fazer o bem, mas em essência são direcionados em sua finalidade a exaltar a si próprios, esses cometem pecado.


Buscar realizações para si nada mais é que obras vazias do Espírito de Deus. É preciso que cada ação de nosso cotidiano seja mais própria e cheia de verdade; é preciso viver a vida com a intensidade, mas a intensidade do amor de Cristo, a intensidade desprovida do eu, e fundamentada no amor.


“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5

domingo, 25 de abril de 2010

Quando tão pouco era tudo.




Era noite de 08 de março de 2003, o telefone toca, tod
os os corações na casa começam a bater mais acelerado.

Há certo receio em atender a ligação, até que a matriarca da família atende, e ouve a pessoa do outro lado da linha trazer uma notícia arrasadora, destruidora, quase insuportável de aquela pobre mulher ouvir. Seu esposo estava desenganado pelos médicos, e durante a madrugada de 09 de março, viria inevitavelmente a falecer, segundo boletim e chamado do hospital.

É como se o mundo houvesse parado para aquela família, é como se a noite já tão escura houvesse se tornado em trevas tão densas que já não se podia enxergar nada.

Diante do choro inconsolável, do desespero das filhas e dos filhos, em meio à tristeza absoluta, todos acabam tentando cochilar no sofá, juntos,unidos para o "grande temporal" que se aproxima. Então chega a madrugada, por volta de 04 horas, mais um chamado do hospital, e mais uma vez a matriarca da família se apronta para atender tal ligação. É o médico, chamando os representantes da família para conversa especial. O filho mais novo entre os homens resolve ir junto, conversar enfim com os profissionais que tanto cuidaram de seu pai no leito de morte.

Foi então, que aquela verdadeira bomba é desferida pelo médico.

- Meus queridos, fizemos de tudo, mas ele não resistiu, e faleceu.

Foi um choque. O jovem que ouviu isto era eu, e confesso que nunca chorei tanto em toda minha vida. Foi uma dor quase insuportável. É como se um pedaço de mim fosse tirado. Um aperto tão forte no coração que palavras não podem descrever. Fui o primeiro a olhar meu pai morto, enrolado em panos brancos, em estado deplorável, vencido momentaneamente pela morte, e por uma doença chamada psoríase severa. Minha mãe chorava tão instensamente, e percebia-se que o choro era acompanhado de uma saudade arrasadora, por parte da família desfeita.Tive que fazer todos os tramites legais, contratar a funerária, fazer os convites e escolher o pastor
a realizar a cerimônia fúnebre. E eu tinha apenas 16 anos na época.

Por incrível que pareça, diante de toda essa dor, só me vinha à mente a poderosa promessa de Jesus:

"E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." (Atos 1. 10-11)

Essas palavras traziam conforto ímpar, paz indescritível, e uma certeza de que a morte não é nada, mas apenas um sono, breve, até o grandioso dia de encontro com o salvador
Jesus, que por nós, foi capaz de deixar o céu, abandonar a glória, e vir aqui, dar sua vida, gerar dor ao coração do Pai ao ver seu sacríficio, e prover desta forma a oportunidade para que minha família e eu encontremos novamente meu amado pai, que deixou um grande vazio nesta casa. Jamais esquecerei nossa torcida pelo Grêmio no futebol nas tarde de domingo inesquecíveis. A sua lição de que honestidade é a maior virtude de um homem. Tão pouco era tudo. E eu não sabia.

A morte traz muita dor. Vazio e para algumas pessoas o dano pode ser irreparável. Mas para essas, há o coração de Deus cheio de amor.

Querido amigo, por mais difícil que esteja sua vida, e a minha, lembre-se, Jesus voltará, e vale, vale muito a pena esperar.

Medite nesta canção e permita que o Senhor te abençoe poderosamente. A morte, é apenas um sono, e Cristo saiu vitorioso sobre ela.


Um grande abraço,

Lucas Cambraia.

sábado, 24 de abril de 2010

Dos lugares mais inesperados...




No ano passado eu comprei um X-Box. Não o atual, febre da garotada. Era o velhinho, preto, grande e versátil.

Essa aquisição se deu porque eu desejava assistir na TV da sala os seriados que pegava na Internet, então o fato de ser um videogame era o de menos. Foi quando comecei a experimentar alguns jogos por indicaçao de amigos. Conheci o KOTOR, um jogo que se passa no universo de "Star Wars".

Nele eu era um aprendiz de Jedi, e as minhas atitudes no jogo infuenciavam o modo como os outros viam meu personagem, e o modo como ele via o seu mundo. Em determinado momento do game eu, que estava convicto em criar um personagem 'bom', fui confrontado por pedintes que barravam minha passagem em busca de esmolas.

O jogo me ofereceu três opções: atacar os mendigos (opção evidentemente má), dar o que eles pediam (opção indiferente) e oferecer não apenas o dinheiro que pediam, como um pouco a mais e me oferecer para ajudá-los (opção boa, à Pollyanna).

Eu fiquei irritado. Para satisfazer meu desejo de ser bom, eu teria que fazer uma escolha ridícula de tão contrária à natureza humana. Bem, escolhi a melhor opção, salvei o jogo e me esqueci daquilo ao longo do dia.

À noite, eu resolvi comentar com uns amigos sobre esse fato, e a aparente hipocrisia dos programadores. Um deles perguntou sobre o que faria Jesus naquela situação.

Bum.

Foi com um peso no estômago que eu percebi que num simples jogo de computador um dos milhares de dilemas éticos com que se depara um cristão no dia-a-dia me foi apresentado, e que eu me senti irritado por escolher o certo.

Aquilo foi uma lição para mim, e tema de minhas conversas com o Pai durante um tempo.

Mas a verdadeira lição, a mais duradoura, foi a de que a vida nos oferece oportunidades para reflexão e aprimoramento todos os dias e das maneira menos esperadas. Naquele dia foi um jogo de videogame. Em outras oportunidades foi alguém no Orkut, um personagem de um livro, uma situação no trabalho.

Em todos momentos de nossa vida, podemos servir de testemunho pra alguém, mesmo que esse 'alguém' sejamos nós mesmos.

Se somos 'sal da terra' e 'luz do mundo', nós sempre nos depararemos com a oportunidade de fazermos a diferença, seja numa atividade religiosa ou numa totalmente secular, seja num culto ou numa aula.

Deixo, para reflexão, as palavras de 1 Coríntios 10:31

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Não Negue a Jesus



"Porque qualquer que de Mim e das minhas palavras se envergonhar, deles se envergonhará o filho do Homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e na dos santos anjos".
( S.Lucas 9:26)

Jesus disse a Pedro que ele o negaria, Pedro confiante no amor e em sua fé pelo Mestre respondeu que jamais o faria, Pedro esqueceu-se de um detalhe, Cristo conhece o íntimo dos corações humanos. Dominado pelo temor, Pedro o negou por três vezes. E nós, quantas vezes já negamos o nosso Senhor Jesus? Quantas vezes nos envergonhamos de nosso Mestre? Muitas vezes somos Pedro, covardes e deixamos o medo e a timidez falar mais alto e desprezamos o nosso Criador. Em Apocalipse 28:8 diz que os tímidos não entrarão no reino de Deus, os tímidos são aquelas pessoas que não conhecem a Jesus, sabe de toda a verdade, mas não compartilham aos demais a sua volta. Existe várias maneiras de negar a Jesus, o negamos quando damos mau testemunho,quando nos calamos, quando negamos o que somos. O povo de Deus, tem que ser pessoas de caráter, de personalidade forte, devem mostrar ao mundo inteiro que Jesus é o Rei dos Reis e que voltará, não devem cessar em evangelizar e a salvar almas, em seu dia a dia devem ter um só pensamento que é Jesus; devemos respirar Jesus, pois desviando atenção de Jesus corremos grandes riscos. Que Deus ajude a seu povo em seu dia a dia, para que não esqueçam do grandioso preceito chamado amor; amor para com Deus e com as pessoas, para que o orgulho e a ociosidade não os afaste fazendo-os a negar o Filho do Homem.

A Aparente Derrota



Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1 João 5:4

Gosto muito de assistir filmes,principalmente os desenhos, A era do gelo, Toy Story, Vida de Insetos, Ratatouille, Mostros SA, UP, Walle, ufa e ainda tem mais. Mas um filme que sempre me inspirou é “José o Rei dos Sonhos”.

Enquanto assisto, fico refletindo, o quanto um servo fiel de Deus sofre e passa por situações que faz duvidar se Deus estar conosco. Fico a pensar José vendido como escravo, acusado injustamente, esquecido numa prisão, sem família, sem amigos. O que passou na sua cabeça? Eu percebo que assim como José, passamos por momentos que nos faz pensar “Deus estar comigo?”, “Eu sou um derrotado!”. Certo dia ouvindo um testemunho de um Pastor, sobre o seu curso de Teologia, no inicio tudo ia mal, ele teve tuberculose, foi ameaçado a perder a bolsa da faculdade, ficou sem dinheiro, nada melhorava, ate que um dia ele decidiu ir embora e disse “Deus me abandonou, sou um verdadeiro derrotado”, e com a face triste foi à biblioteca, para não ser incomodado por ninguém, até ler um email com o titulo, “O Bordado de Deus” http://www.melodia.com.br/novo/pages/dinamico.php?canal=9&texto=15714, e naquela pequena ilustração mostra o quanto Deus estar cuidando de nós mesmo sem entendermos e ficamos a perguntar igual ao filho da costureira da ilustração, “Mãe, o que a senhora está fazendo? Ela sempre respondia, costurando meu filho...”, mas ao final tudo esclarece e entendemos que Deus sempre esteve ao nosso lado. E daquele momento o Pastor foi tomado por uma grande alegria e prosseguiu no seu curso, foi curado, formado e pelo seu trabalho já foi reconhecido publicamente em uma câmera de vereadores (http://www.ucob.org.br/noticias/ABC/2009/12_08_uruacu.php).

E a parte que mais me emociona no filme é quando José é nomeado governador e diante de todos ali, José pode dizer “valeu apena ser fiel”.


O Cristão pode viver de aparentes derrotas, mas a coroa da vida já estar guardada.

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
1 Timóteo 6:12

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Senhor, eu quero brilhar por Ti




João 3:30 Convém que ele cresça e que eu diminua.


Lembro do comentário do Renner sobre as ultimas meditações estarem sendo tão boas e o medo de não fazer uma "a altura" e como o Nemar me posicionou na mesma lista que pessoas de grande conhecimento na comunidade. Por fazer parte da moderação parece que há um peso maior sobre nossos ombros.

Jamais fui fã de elogios. Em realidade, pareço apreciar mais as críticas do que os elogios. Explico: Críticas nos ajudam a crescer intelectualmente corrigindo erros. Elogios inflam nosso ego e não nos colocam no devido lugar. Somos pó (Sal. 103).

Lição de humildade aprendi com o Pastor Elias Brasil quando em um retiro promovido pela Associação Rio Fluminense, após uma de suas pregações, o abordei comentando o quanto eu havida apreciado o tema e a forma como foi abordado. A resposta: "Deus seja louvado". Nem um "obrigado" sequer! Fiquei calado na hora enquanto o via se afastar para ir até a réplica do Santuário que foi construída no Centro de Treinamento e que era motivo da presença do Pastor Elias ali no retiro. Estava lá para nos explicar sobre o Santuário. Foram feitas representações fantásticas!

Hoje em dia existe a luta pelo reconhecimento social. Alguns tentam alcançar o reconhecimento com o próprio corpo, se exibindo. Outros partem para o lado intelectual e começam a esbanjar vaidade quanto ao conhecimento teorico adquirido. O ringue se instala e muitos são os que se dispoem a lutar pelo pódio.

Ego elevado, vaidade, soberba e tantos defeitos de caráter se unem para começar uma comparação sem fim em busca de um vencedor.

A voz que clama do deserto, esse João Batista, aquele homem humilde sabia o perigo de trazer para si honras e quando argumentado sobre Jesus por seus discípulos respondeu com frase tal que assustou os dois.

Não argumentou dizendo que ele era o homem da profecia, que deveriam honrá-lo ao mesmo tempo que deveriam honrar a Cristo. Respondeu com autoridade: Que ele cresça e eu diminua!

Como é difícil para a vaidade e para o egoncentrismo atual tomar esta posição! Exaltar a Deus e não a criação, foi isso que João quis ensinar aos seus discípulos que agora deveriam ser discípulos de Cristo.

Morreu por causa da vaidade de uma mulher. Mas foi mais honrado que muitos homens e dele Jesus mesmo falou que não houve homem nascido de mulher como João.

Neste nosso tempo, tempo do fim, Jesus nos convida a lhe refletir o caráter. Amar o pecador, lhe mostrar o pecado com amor, oferecer a Salvação em Cristo. Sem soberba, sem vaidade, sem ego inflado, com humildade, com amor, com o Fruto do Espírito.

Gál 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Gál 5:23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.



O que é ser feliz?




No mundo em que vivemos, é quase impossível ser feliz. Mas a felicidade não
resume em ter uma vida isenta de perdas e frustrações. Muitas vezes como cristãos imaginamos que pelo simples fato de seguirmos a Cristo nossa vida será perfeita, sem maiores decepções. Ledo engano! Ser feliz é mais do que ser jovem ou velho; ser feliz é nunca deixar de sonhar, mesmo se tivermos pesadelos. A felicidade está em agradecer pelas muitas bênçãos nos concedidas pelo Pai.

Muitas pessoas buscam a felicidade em lugares em que ela não está: Fama; dinheiro; Poder; Estudos; Trabalho, e se esquecem que a verdadeira felicidade está em “amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”. A verdadeira felicidade consiste em servir. Quando aqui esteve, Jesus já havia dito isto a seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” [João 15:12]. A incansável busca humana pela felicidade está no fato de que ao criar o homem, Deus o criou para ser feliz, deu a ele a liberdade de escolher entre a felicidade eterna e a felicidade momentânea.

Sim, porque apesar de vivermos em mundo contaminado pelo pecado, podemos sim ter alguns momentos que nos fazem ansiar a felicidade verdadeira.
Um pôr-do-sol à beira-mar; um sorriso de uma criança ao brincar; ou até mesmo a alegria de um casal apaixonado. Quando vejo estas coisas, fico imaginando como seria o mundo se nossos primeiros pais tivessem feito a escolha certa. Cada momento raro de felicidade neste mundo me faz almejar a felicidade completa que Cristo nos prometeu: Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. [João 15:11]. Sim, somente quando tivermos a Jesus em nosso coração é que teremos verdadeira alegria.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar dos problemas. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas tornando-se autor da própria história. Ser feliz é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é reconhecer a mão de Deus em cada momento da vida, sejam alegres ou triste pois o próprio Jesus disse: Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. [João 17:15]. Neste verso está claro que se aceitamos a Jesus, tal ato não nos isenta de sofrimento, mas nos garante que Ele estará conosco. Gosto muito desta música dos Arautos do Rei, O céu é Jesus! Que a letra desta musica seja uma realidade em sua vida hoje.


Jesus vive em mim?




“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...”
Gálatas 2:20

Muitos conhecem a história resumidamente: Jesus nasceu em uma manjedoura, cresceu entre pecadores, ensinava nas sinagogas, fazia milagres e morreu numa cruz ao lado de ladrões. Tudo isso por amor a você e a mim.

Mas Ele, o filho de Deus, ressuscitou! Sim, no terceiro dia de sua morte, no domingo. Muitos O viram, tocaram em Suas chagas e se ajoelharam em reconhecimento ao seu grande poder. Todavia, apesar de toda essa sequência de fatos, fica uma dúvida: será que mesmo ressuscitado, Jesus vive em mim?

O que significa deixar Jesus em você? Não é nada mais do que fazer o que Jesus faria aos outros. Ou simplesmente viver e tomar as atitudes que Ele escolheria. Será quer tenho ido a igreja, como o Mestre fazia sempre? Tenho visitado um irmão necessitado? Sou justo com os governantes pagando meus impostos, por menores que sejam? A verdade prevalece em uma conversa?
É amigos, deixar Jesus viver em mim não é tarefa fácil. Talvez seja a luta mais difícil de todo o cristão. Lutamos contra nós mesmos. Precisamos vencer as consequências do pecado em nossa vida.

É possível derrotar tudo isso? Acredite, é. Não existe uma fórmula mágica. Basta que busquemos uma comunhão diária com Deus, como vários exemplos que podem ser encontrados na bíblia. Jesus foi um deles, o maior exemplo. Ia a igreja, orava, visitava e operava milagres. Paulo, que antes era Saulo e perseguidor de cristãos, usava as cartas e pregações para falar do amor de Deus em diversas regiões. Davi, cantava e acalmava o coração de Saul em momentos de fúria. E existem muitos outros exemplos que tornariam esta lista enorme.

É fácil? Talvez para Jesus, Paulo e Davi fosse. Porque eram eles e não eu. Mas quem sabe eu consiga? E você? Preciso ter um relacionamento mais íntimo com o Pai. Tenho que estudar a lição da escola sabatina e a bíblia com mais interesse, e não como um simples requisito para dizer que sou fiel nos estudos sagrados. Tenho que buscar a Deus em todo lugar, não necessariamente na igreja. Mas caso tenha que ir a igreja, faz-se necessário que eu deixe de lado meus preconceitos, minha arrogância e tenho que parar de se achar sempre o dono da verdade. Preciso entender que as pessoas não são iguais. Deus nos fez diferentes, precisamos respeitar as características e opiniões de cada um...o jeito de vestir e de pensar. Jesus ama a tudo e a todos mesmo, né?! Porque, não tento ser um pouquinho parecido com Ele? Que Ele viva e reine em mim! Desejo o mesmo a você!

domingo, 18 de abril de 2010

O Maior Evento









Estava eu na quinta-feira (15/04) no computador ouvindo a Novo Tempo, "twittando", quando me deu vontade de beber água e fui até a cozinha. Um barulho de sirene me chamou a atenção, era o alarme de incêndio, mas não me preocupei (isso acontece as vezes, tipo um teste).

Olho para o mundo e vejo as pessoas correrem de um lado para o outro, elas não se apercebem do grande e maior evento que está prestes a ocorrer. Assim como eu estava em meu quarto sem me preocupar (nem se quer sabia) enquanto o alarme tocava, estão as pessoas em relação à volta de Jesus. Caso o alarme tivesse tocado por um incêndio de verdade e eu não tivesse levantado para beber água, o fogo teria pegado-me de surpresa. Quando Cristo vier nas nuvens dos céus será uma grande surpresa para o mundo e até mesmo para alguns que dizem conhecê-lo.

A volta de Jesus é iminente e o mundo será pego de surpresa. Mas um povo estará preparado, estará atento, estes são "os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus" (Apocalipse 12:17).

O mundo precisa saber que Jesus voltará e não tardará. Cabe a este povo de Apocalipse 12:17 levar esta mensagem ao mundo, a missão é minha e sua.

O dia do Senhor virá como ladrão (2 Pedro 3:10), ninguém sabe o dia nem a hora (Mateus 24:36). Mas o Mestre nos deixou os sinais, os alarmes de incêndio. Terremotos, inundações, guerras e a iniquidade a aumentar são alguns deles. Não façamos como as virgens néscias que não se prepararam para a chegada do Noivo. Espelhemo-nos nas virgens prudentes que entraram nas bodas do Senhor (Mateus 25).

Estando nós preparados, é nosso dever obedecer a ordem do Senhor, "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura." (Marcos 16:15)

Agora as perguntas que ficam para mim e para você são: Estou preparado? Estou cumprindo a ordem do Senhor? Faço parte do povo de Apocalipse 14:12?


O Panorama de nossa vida









“Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos... Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda...Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139: 3, 16, 23-24

Uma vez fiz uma trilha com minha família, que durou quase meio dia de difícil caminhada. Minhas irmãs e eu éramos crianças, meus pais jovens, ainda com muita energia. Atravessamos um rio com pedras grandes e cachoeira. Escorregamos muitas vezes, antes de descobrir o jeito certo de pisar entre as pedras lisas, buscando um solo mais firme. Minha mãe segurava minha irmã menor pela mão, firmemente, experimentando o caminho e orientando: “agora pisa aqui e vem com a mamãe, não tenha medo!”.

Unidos apoiávamos uns aos outros, e cada uma de nós tentava sentir com os pés o melhor caminho. Vencido o rio começamos a entrar na parte mais íngreme e difícil da montanha. Pelo menos, achávamos muito difícil para nossa pouca idade. Levamos horas para atingir nosso objetivo, que era o alto de um monte, de onde se avistava grande parte do Vale do Paraíba e da Serra do Mar. Lembro-me de termos parado várias vezes para descansar, depois continuávamos, até que, enfim, chegamos ao topo. Foi próximo ao parque Nacional de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. Todo o sacrifício valeu a pena na nossa aventura familiar! A paisagem era deslumbrante e de tirar o fôlego! Lá de cima víamos ao longe todo o vale abaixo, os contornos dos montes ao longe, não eram tão abruptos, mas suaves e fundiam-se com o céu. Víamos o mar mais atrás, também fundindo-se esplendidamente num azul sem fim. As casas das fazendas que ficaram no vale, pelo caminho das encostas, parecem tão pequenas lá de cima.

As rochas que tivemos que contornar ou escalar, que nos pareciam tão difíceis e que quase nos fizeram desistir, eram pequenas e não nos assustavam mais. Uma vez, meu pai teve que carregar nas costas minha irmã caçula, que reclamava de cansaço, com 6 anos na época.

Assim é o panorama de nossa vida. Quando passamos por problemas e sofrimentos, eles nos parecem enormes e intransponíveis. Às vezes escorregamos, precisamos de ajuda de alguém que nos mostre aonde e como pisar. Precisamos de união e apoio da família, especialmente da família maior, dos que se tornaram um com o Pai e o Filho (João 17:21) . Quando tivermos dificuldades, busquemos forças do alto para enfrentar as águas turbulentas, as pedras do caminho e as difíceis escaladas. Às vezes teremos que parar para descansar e diminuir o peso das mochilas, mas sabemos aonde buscar forças. (Mateus 11: 28-30) Renovando as energias em Cristo Jesus, poderemos olhar de cima o que já conquistamos e ter forças para prosseguir. Nestas horas, veremos aquele problema de nossa juventude, que nos parecia tão grande e perceberemos como o tempo se encarregou de mostrar-nos que não era tão grande assim, como a Vontade de Deus se fez presente em nossa vida. Na trilha da nossa vida, tudo tem o seu lugar certo, tudo está na mais perfeita ordem e é tão belo! Deus tem a nossa vida em Sua mãos. Ele tem planos para nós, que são muito mais perfeitos do que possamos traçar com nosso olhar. Nós só vemos uma parte do todo. Deus vê do alto. Deus conhece toda a paisagem de nossa vida, antes mesmo de a iniciarmos, Ele conhece o nosso caminhar. Confiemos no Pai, que nos segura no colo quando não tivermos mais forças e prossigamos com fé, passo a passo. A recompensa será ver a nossa vida escrita por Deus na eternidade, toda ela perfeita em seus acidentes naturais, que nos fortaleceram a fé e que fizeram de nossa vida a mais bela paisagem.

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.” Salmo 37:5

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cartas










Duas questões que deixo inteiramente ao critério do leitor: São Paulo teria escrito, escreveria ou escreveu uma carta destinada à Comunidade Adventista do Sétimo Dia (orkut). Segunda, porque razão foi enviada aos meus cuidados.

Decidi não fazer a entrega da carta e, muito menos, publicá-la em algum tópico, evitando, dessa forma, problemas jurídicos – religiosos.

Resolvi encerrar o assunto e os problemas, publicando neste momento a minha carta resposta, no tópico “Meditação.”

Não faço mais nenhum comentário e julgamento sobre o episódio. Quem desejar, que o faça.

Abençoado e querido irmão,

Dou um salto ao futuro para hoje mesmo, 15 de abril de 2010, pelo calendário Gregoriano, responder a tua carta dirigida a todos os irmãos da Comunidade. Uso, como idioma, o latim vulgar atualmente falado na Luzitania.

S.V.B.S. Se vale bene est. Se estas bem, nós também estamos.

Agradecemos tuas exortações à prática da santidade, do amor fraternal, e dos vários deveres Cristãos pessoais, sociais e coletivos.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o seu propósito; entendemos que aquele que ama o próximo tem cumprido a Lei; que devemos fugir da idolatria. Entendemos agora que, mesmo que falássemos a língua dos Anjos, distribuíssemos os nossos bens entre os pobres, se não tivermos amor nada disso nos aproveitaria; que seremos salvos pela Graça, mediante a fé, que é um dos dons que vêm de Deus.

Ainda nos cabe agradecer o teu conselho que nossos pensamentos devem estar ocupados com tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama e virtude.

Paulo, não estava entendendo porque fui escolhido para ser o portador da tua carta. Logo eu, um dos mais orgulhosos e vaidosos. Mas continuando a leitura me chamou a atenção quando dizes – parece que se referindo a mim e aos outros orgulhosos e vaidosos – “Se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana,” cada um levará seu próprio fardo.

Deus também é testemunho das saudades que sentimos de ti, na terna misericórdia de Cristo Jesus. Sim, nós também acreditamos que a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo é certa e repentina.

Estejas seguro que completaremos a tua alegria, pensando a mesma coisa, tendo o mesmo amor, sendo unidos de alma e com o mesmo sentimento.

Voltando agora ao presente queremos ainda te dizer que esta e todas as outras cartas ainda são lidas e re-lidas em auxílio a nossa salvação à vida eterna.

Obrigado por tudo que fez e ainda faz por nós, pois, continuas vivo em tua obra. Meditamos hoje e sempre sobre tudo isso...Que Deus esteja contigo e com o nosso espírito também.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O tanque e as Formigas












Toda Honra e toda Gloria para nosso Salvador JESUS CRISTO.

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Isaias 43:1

Certa ocasião Tito avistou seu filho e um amiguinho conversando triste no seu jardim, logo a inquietação surgiu e foi saber o que havia ocorrido. A noticia não era agradável, um jovem que morava na mesma vizinhança havia falecido e o sentimento de tristeza havia tomado aqueles coraçõezinhos. Havia um silencio entre os pequeninos, e mesmo sem nenhum questionamento surgir Tito resolveu mostrar algo para eles, logo foram para dentro de casa aonde sua mulher trabalhava como confeiteira de bolos.

A mulher de Tito sempre que terminava um bolo lavava suas mãos em um tanquinho próximo à cozinha e Tito os levou até lá. Ele Pediu para observar com bastante atenção no tanque, e logo os meninos notaram algumas formiguinhas que se deleitavam com migalhas de bolo que sempre caiam quando a mulher de Tito lavava suas mãos. Em quanto seus olhos estavam fitos nas formigas não perceberam que a mulher de Tito estava lavando suas mãos, viram a água subindo e na primeira reação que tiveram, começaram a tirar as formigas do tanque, mas as formiguinhas não estavam cooperando, pareciam quererem continuar comendo aquelas migalhas, com perseverança não desistiram até que todas foram retiradas do tanque.

Os pequeninos não entenderam porque as formigas mesmo com a água subindo queriam continuar comendo as migalhas, então Tito havia conseguido conduzi-los ao ponto onde queria, e logo a parábola estava completa...

Tito queria mostra para eles que se aquele jovem continua-se no tanque talvez fosse tragado pelas águas. Eles não sabiam, mas aquele pequenino havia se envolvido com migalhas do mundo por um longo tempo, mas no tempo atual havia ouvido a Pregação e o seu coração já não era mais dele e sim daquEle que resgata as formigas, mas o jovem ainda estava no tanque e se não fosse tirado seria o seu fim.

As vezes esquecemos que quando o SENHOR nos chama é porque a nossa leve e momentânea tribulação¹ já passou, e se continuarmos no tanque voltaremos a comer as migalhas do mundo. Ele nos chama para aguardarmos o eterno peso de gloria¹ que mediante a nosso Salvador JESUS receberemos.

...e quando os pequeninos iam levando as formiguinhas para o jardim avistaram o pai esperando-os com um lindo banquete de frutas para terem gozo completo junto com as formiguinhas.

¹. 2Coríntios 4: 16-18.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Cidades da Esperança.









Em 1761 o Marquês de Pombal propôs mudar a capital do império português para o interior do Brasil Colônia. Um jornalista, fundador do primeiro jornal brasileiro, editado em Londres, em 1813 redigiu artigos em defesa da interiorização da capital do país, para uma área próxima às vertentes dos caudalosos rios que se dirigem para o norte, sul e nordeste.

Desde a primeira constituição republicana, de 1891, constava um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como "pertencente à União, no Planalto Central da República (...).

Uma localidade situada no cerrado goiano foi escolhida para ser a futura capital, projeto que só foi em frente porque no ano de 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, o então candidato à presidência, JK, foi questionado por um eleitor se respeitaria a Constituição, interiorizando a Capital Federal, ao que o presidenciável afirmou que transferiria a capital.

A Cidade de Sonhos, a "Capital da Esperança", como apelidou o escritor francês André Malraux, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Sim, há quase 50 anos.

Planejada para ter uma população de 600 mil habitantes no ano 2000, já em 1996 era a quinta capital mais populosa do Brasil, com mais de 1,8 milhão de habitantes.

Brasília.

Era uma conquista de nosso povo, um lugar de oportunidades, a terra prometida que como por milagre promoveria a integração de regiões antes inóspitas e incomunicáveis de nosso país.

Tornou-se patrimônio da humanidade.




Mas...

O sonho se desfez com o tempo. Mesmo que o objetivo de promover a integração nacional tenha sido alcançado, o custo da obra se fez sentir em nossa previdência social e em nossa dívida externa.

A “Cidade da Esperança”, projetada para ter a elite de nosso país e ser o cérebro responsável pela articulação de um país sempre próspero, hoje é vista como símbolo da corrupção, da desonestidade e de tudo de mal ligado à política.

Brasília, hoje, pode ser vista como uma terra prometida de um povo que não cumpriu a própria promessa de grandeza.

Esse é o destino dos sonhos nesse mundo. E Salomão já sabia disso ao lembrar que nesta vida, tudo é vaidade, como correr trás do vento (Eclesiastes 2:11 ).

Jesus não quis que nós estivéssemos sujeitos a tais decepções em toda nossa vida. Não quis os legar a falta de esperança.

Ele nos prometeu, com sua palavra imutável de Deus forte e poderoso, que um dia estaríamos juntos pela eternidade.

João 14:2-3 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

João, o discípulo amado, presenciou em visão o novo Céu e a nova Terra (Apocalipse 21:1).

E, na nova Terra, a definitiva “Cidade da Esperança”, a nova e eterna Jerusalém!







Que possamos manter nosso foco em Cristo, e termos sempre a certeza em nossos corações que as tribulações deste mundo NADA, NADA MESMO vão significar quando todos nos encontrarmos na Cidade Celestial.

Amém!

Mediocrizando Deus









Entender como Deus lida com as incertezas e sofrimentos humanos é ir além do óbvio, é "descascar" as frias palavras e convenções cristãs.

Neste ponto, os adventistas frequentemente se embaraçam e sequer sentem a temperatura do oceano do amor de Deus. Eles sabem nadar, mas o estranho é que executam todos os movimentos necessários fora da água. Tem algo mais frustrante?

Eu mesmo tenho tendido a ficar ansioso pelo entendimento da complexidade do credo adventista, afinal de contas saber cada detalhe de cada elemento da doutrina é ter um cândido conhecimento sobre Deus, não é? Será trágico se indo por esse caminho os elementos e códigos mediocrizarem Deus, e eles tem uma tendência natural a isso por serem sombras. É preciso atenção.

Quer ver?

Uma classe de judeus acreditavam na doutrina da ressurreição e quando Marta e Maria ‘perderam’ seu irmão Lázaro (João 11), receberam amigos judeus que as consolaram explicando que ele ressucitaria no último dia.

Quando Marta encontra com Cristo e Ele diz “Seu irmão há de ressuscitar!”, ela logo responde que sabia que isso aconteceria no último dia (Verso 24). Veja como mesmo frente a frente com o Doador da Vida, a crença formalizada ainda toma a dianteira. Mas Jesus a surpreende: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morto, viverá.”

Por mais correta que seja, nossa crença não deve concorrer com a vivacidade e imprevisibilidade da presença de Cristo. Pelo contrário, ela precisa ser ‘ressuscitada’ por Ele, sob risco de se tornar nula.

Entende porque a nossa pregação do evangelho é tão impessoal e estática? Como Marta,

1. Estamos agarrados ao nosso credo formalizado mesmo sabendo que ele só mitiga a nossa dor.

2. Sem perceber, achamos que Deus é previsível e tão previsível ao ponto de depender de fatores (tempo, seres humanos) para dar cabo a seus planos.

A partir de hoje, quando Jesus te disser que há de ressuscitar algo, por favor, não faça como Marta respondendo que sabe que isso ocorrerá um dia, mas imediatamente confie e responda: “Eu sei que Tu podes, Senhor!”.

‘Mergulhe’ no clip:



Tenha um dia abençoado.

Não é bom que o homem esteja só










E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Genesis 2: 18


Quero analisar aqui outro aspecto deste verso que sempre é usado para falar de casamento, até concordo que a mensagem central do verso seja esta, mas gostaria de ater no contexto do verso ao comentar a palavra só (me desculpem se não tiver contexto aqui).

Muitas vezes tenho acompanhado aqui na comunidade tópicos em que os autores reclamam de solidão, de estarem sozinhos, que me fez pensar: Será que os especialistas e cientistas estão corretos em afirmar que este será o Século da Solidão?Infelizmente, tive que concordar, pois o homem moderno apesar do progresso, da globalização, o homem está se tornado um ser só em meio à multidão.

Às vezes penso que as invenções do mundo moderno muitas vezes são mal usadas fazendo com que cada vez mais a sensação de solidão aumente. Muitas vezes nos tornamos tão dependentes de um simples celular que ficamos a imaginar como seria a vida antes de sua invenção. Eu por exemplo, sou prova viva do que acabo de falar.

Lembro-me de quando meu irmão chegou lá em casa com o primeiro computador no ano de 1996, como fiquei fascinada quando entrei pela primeira vez na rede mundial, devo confessar que por uns 5 anos fui uma viciada em internet, não conseguia ver minha vida sem um computador e sem acessar a rede. Graças a Deus hoje, já consigo usar a internet com moderação, mas foi com muita luta e oração, pois na época cheguei a me afastar de todos, amigos, família tudo para ficar conectada, muitas vezes navegando em lugares não recomendado a um cristão (e ao usar a palavra cristão, quero enfatizar o significado da palavra no grego: seguidor de Cristo).

Como já foi dito, especialistas tem anunciado que o Séc. XXI será o século da solidão e por contrapartida da Depressão.

Talvez o fato do homem ter se isolado seja reflexo da violência que impera no mundo em que vivemos. Mas independente da violência ou de outra coisa, o ser humano não foi criado para ser solitário. Somos criaturas sociais, necessitamos de aconchego, carinho e sobretudo amor (seja ele erótico, fraternal ou filial). Aprendi com este verso que ao conviver com o outro eu me torno um ser melhor, e que por mais que o mundo e as modernidades queiram nos condicionar a viver solitários em meio à multidão, não era este o propósito divino ao criar o primeiro casal.

Há um poema que retrata exatamente o que acabo de dizer, que a leitura deste possa ajudá-lo a perceber que por mais que você às vezes possa “amar” a solidão, você não foi criado para viver isolado, mas sim para conviver em harmonia com todos ao seu redor.

Poema Social [adaptado]

Ninguem vive só...Mesmo as estrelas do céu cantam juntas. Mesmao as águas do mar espraiam em conjunto. Mesmo as lágrimas rolam duas a duas, não raro acompanhadas de um sorriso.

Ninguém vive só... Mesmo as pedras procuram o caminho, porque o caminho não é deserto, mas transitado pelos homens.

Ningúem vive só... Mesmo as flores procuram o jardim, porque os jardins são visitados. Mesmo o perfume procura as flores, porque a flor perfumada exerce maior atração.

Ninguem vive só... E nessa grande harmonia de conjuntos, nesta constante busca do "outro", neste irresistível poema de sociabilidade, nós nos situamos também como gente.

Ninguém vive só... Situar-se como gente é abandonar a ideia do "EU", a atitude do egoísmo para aderir ao "NÒS", abertos confiantes,, construtivos, comunitários, SOCIAIS.

Amigo, viver sozinho, isolado é vegetar na tristeza, é comprar frustrações. Somos seres sociais. Somos feitos para-o-outro. O egoísmo sufoca, o medo atrofia e a solidão inferniza. Só o Amor engrandece e salva.

Amar exige, amar crucifica. Mas o preço do egoísmo é mais alto ainda e seu gosto é bem mais amargo.

No dia em que o homem já não tiver medo de amar, nas dimensões do Evangelho, estaremos vivendo o mundo melhor, pelo qual a humanidade inteira anseia, desde que o homem é homem.


Que neste novo dia, você possa refletir e escolher não mais ser um ser só em meio à multidão neste mundo globalizado, mas se porventura você ainda assim se sentir, lembre-se:

...; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20

sábado, 10 de abril de 2010

ELE está lutando por nós




No desfecho das cenas de Matrix Revolutions, o último da série, alguém pergunta onde está o herói, Neo, e um garoto responde: Ele está lutando por nós!

Em sua jornada mitológica, Neo revela-se como uma espécie de messias do mundo virtual, prometendo liberdade para os que estão cativos da “Matrix”. Porém, ele não faz só promessas, ele luta por seus ideais e, inclusive, por aqueles que pretende libertar.

Não raramente olhamos para o passado e vemos o quanto o nosso Messias Verdadeiro, Jesus, lutou por nós. Suas dores, Sua jornada, Seu sofrimento e o grande sacrifício final, entregando a própria vida para a salvação de cada um de nós, são evidentes.

Mas e agora, onde está Jesus? Neste exato momento, o que Cristo tem feito por este mundo? O que Ele tem feito por cada um de nós?

Em algum momento de nossas vidas, Jesus nos conquistou. Andamos com Ele, caminhamos ao Seu lado, vivemos Suas promessas.

Talvez, algo fez com que nos afastássemos ou duvidássemos dEle. Uma dor, novos “amigos”, dificuldades, conceitos do mundo moderno, enfim, há uma infinidade de coisas que podem se interpor entre nós e nosso Salvador.

O que importa saber é que, ainda hoje, Ele está lutando por nós. Continua se empenhando, nos atraindo para Seus braços e batalhando com todas Suas forças. Basta nos colocarmos de joelhos e recorrermos a este Lutador, pois Ele é a luz que nos guia para um lugar onde há a verdadeira paz; Ele é a força que nos faz andar, a esperança que faz confiar e a vida em abundância; é o Cristo que acalma as tempestades, que dá o repouso, que segura nossas mãos. Ele não vai nos deixar cair, pois está lutando por nós.

Assista ao vídeo abaixo e prepare-se para entender que Jesus continua lutando por nós.

Uma Pátria Superior












"Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:16)

É comum em todos os países do chamado "terceiro mundo" o desejo de encontrar um lugar melhor, onde haja mais oportunidades de emprego e de uma vida mais confortável.

Em nossa pátria (tão amada, Brasil) não é diferente. Todos conhecemos casos de pessoas(talvez familiares e amigos) que foram em busca de novas oportunidades nos Estados Unidos, Canadá, Europa, etc. Não precisamos ir muito longe, aqui dentro mesmo vemos isto, quantos inumeráveis nordestinos vão à São Paulo e estados do sul buscando melhores condições.

Mas atenhamo-nos ao caso dos brasileiros, mexicanos e tantos outros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos através do deserto na fronteira México/EUA. Estes estão em busca de um lugar onde não mais terão fome, problemas financeiros e todos os seus problemas serão solunionados, a "pátria superior", pelo menos esta é sua visão. Muitos morrem na travessia do deserto. Aqueles que conseguem chegar lá muitas vezes encontram dificuldades por causa do preconceito que há por serem estrangeiros e por sua etnia, são explorados, recebem salários abusivos.

Nossa caminhada cristã em parte é parecida com a destes imigrantes. A diferença entre nós e eles é que a pátria para onde estamos indo nos pertence por herança que foi prometida a Abraão, Isaque e Jacó (Hebreus 11:8-16), lá não entraremos ilegalmente, mas somos convidados a morar. Lá sim temos certeza de que nossos problemas serão exterminados, pois o nosso Pai nos "enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte não mais existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21:4). Confie, pois, "lhe deste esta terra" que "mana leite e mel." (Jeremias 32:22)

Não percamos mais tempo, agora é a hora, este é o momento para que "acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em tempo oportuno" (Hebreus 4:16), e assim estejamos prontos para entrar na Pátria Superior.